Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura publica novo decreto com flexibilizações

sex, 19 de março de 2021 00:15

Da redação 

Comércio recebe flexibilizações em suas atividades. Foto: Arquivo Gazeta do Triângulo

Nesta sexta-feira, 19, a prefeitura de Araguari publica em Correio Oficial novo decreto, que possui vigência imediata e adequa regras para atividades econômicas e comércio no município. O dispositivo segue as disposições do governo do Estado e possui validade a partir de hoje até o dia 31 de março.

As atividades essenciais continuam como antes, funcionando em horário normal, entre as 5h e as 20h, momento em que se inicia a restrição total de circulação de pessoas, mantendo o “toque de recolher”. A venda de bebida alcóolica continua proibida em qualquer estabelecimento ou hora do dia.

Em relação ao comércio em geral e lojas do varejo que não são consideradas essenciais, e antes só podiam atender por venda remota e delivery, agora têm permissão para a retirada em balcão, que pode estar posicionado em até dois metros de recuo interno. Essa modalidade de comércio poderá atender de segunda a sábado, entre as 5h e as 20h. No domingo, o funcionamento é proibido.

Ainda, deve ser mantida a restrição parcial de circulação de pessoas (entre as 5h e as 20h), sendo recomendado o deslocamento apenas para atividades essenciais. Entretanto, ficam permitidas as atividades esportivas individuais em espaços abertos, desde que obedecidas as medidas de distanciamento e uso de máscara.

O serviço delivery já havia sido liberado para o setor de alimentação e para supermercados, mercearias, açougues, sacolões e todos os demais, inclusive no período compreendido entre 20h e 5h. E em razão da necessidade de manter a higiene pessoal, apenas os salões e barbearias ficam autorizados a realizar corte de cabelo. Os demais serviços ficam proibidos.

Pelos decretos estadual e municipal, ficam autorizados os serviços domésticos, de cuidadores e terapeutas.

A respeito dos postos de combustíveis e supermercados, estão autorizados a funcionar no fim de semana, ou seja, não será alterado, ao contrário do que foi divulgado nas mídias sociais nesta semana. A prefeitura classificou a informação como uma “fake news”. No caso dos postos, estes estabelecimentos podem atender entre as 20h e as 5h apenas veículos oficiais e de passeio, desde que o motorista esteja em situação de urgência ou emergência, como socorro a um familiar ou animal doméstico.

Os demais serviços e setores seguem em tabela com horários determinados, com possíveis restrições e formas de atender o cliente. Assim, aquilo que não foi alterado, permanece seguindo as mesmas determinações.

1 Comentário

  1. Maria Elizabeth Freitas disse:

    Muito bom! Quem dera que na minha cidade fosse assim!

Deixe seu comentário: