Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Prefeitura informa sobre recadastramento de sepulturas e preparativos para o “Dia de Finados”

qua, 1 de novembro de 2023 08:03

Da Redação

Todos os cemitérios do município estão prontos para visitação no “Dia de Finados”
Divulgação

Em 2018, a Prefeitura de Araguari, iniciou um processo de recadastramento de sepulturas e jazigos do cemitério Bom Jesus, após várias denúncias de comercialização ilegal de túmulos. Na época, começou também o processo de informatização dos registros, com o intuito de dificultar a prática ilegal. Ao todo, o cemitério possui cerca de 12 mil sepulturas e jazigos.

Em 2022, pensando nas muitas famílias que perderam os prazos para o recadastramento, a prefeitura, através do procurador Geral do Município, Leonardo Borelli solicitou a prorrogação do prazo, junto ao Ministério Público, por meio da Promotoria do Patrimônio Público.

Neste ano, depois do término do prazo para o recadastramento de sepulturas e jazigos do cemitério, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o secretário de Obras, Luiz Felipe Miranda e com o procurador Geral do município, Leonardo Borelli para saber mais detalhes sobre o assunto.

Segundo eles, quem revalidou o alvará em 2017/2018 possui um carimbo de “Revalidação de Alvará”, no verso, por isso não houve necessidade que essas pessoas revalidassem novamente.

“Estamos na fase de numeração e expedição de memorial de cada sepultura. Após isso, e identificados os túmulos irregulares, iremos para os passos de translado e leilão das áreas”, disse o secretário de Obras, Luiz Felipe Miranda.

Ainda sobre os cemitérios, ontem, 31, a prefeitura, através da Secretaria de Obras informou que os seguintes cemitérios do município estão prontos para visitação: Bom Jesus e Park (perímetro urbano), dos distritos de Amanhece e Piracaíba, e das comunidades de Campo Redondo, Florestina e Santo Antônio.

O principal cemitério da cidade, Bom Jesus, passou por pintura e limpeza entre as sepulturas. No cemitério Park, nos distritos de Amanhece e Piracaíba, e nas comunidades do Campo Redondo, Florestina e Santo Antônio, foi realizado um trabalho de limpeza.

Ressalta-se que, trinta vendedores ambulantes estão aptos para comercialização de flores e arranjos nas imediações do cemitério Bom Jesus, de acordo com o departamento de Tributação do município, os quais foram sorteados pela Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais. Os ambulantes poderão exercer o trabalho nos dias 1º e 2, com a venda somente de flores e velas, sendo vedada a venda de bebidas e outros produtos.

Além disso, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana realizou o trabalho de reforço das pinturas estratigráficas nas ruas, avenidas e portas dos cemitérios, Bom Jesus e Park. A secretaria também estará com esquema especial com os Agentes de Trânsito, orientando os condutores na porta do Cemitério Bom Jesus, nos dias 1º e 2.

Segundo a prefeitura, os cemitérios Bom Jesus e Park contarão com missas e um culto evangélico. As missas serão às 8h e às 15h, no Bom Jesus, sendo conduzidas pelo padre Hélio Soares, da Paróquia São Sebastião. No cemitério Park, a missa será realizada às 9h, com os trabalhos conduzidos pelo padre Rui Vieira, da Paróquia do Rosário. No mesmo local será realizada uma apresentação evangélica com o pastor Carlos Melo, da Igreja Adventista, às 10h30.

 

“O Dia de Finados é uma data que nos deixa emotivos, por lembramos das pessoas que amamos e que estão sepultadas nos cemitérios. Nossa gestão sempre reforçou e motivou o trabalho conjunto entre as secretarias para que o acesso e o interior dos cemitérios estejam preparados para uma visitação mais tranquila e acolhedora a todos. É uma forma de estarmos oferecendo ao cidadão e aos nossos visitantes, espaços preparados neste dia especial de Finados”, salientou o prefeito.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: