Prefeitura firma convênio com presídio para prestação de serviços dos detentos
sex, 12 de maio de 2023 08:04Da Redação

O grande objetivo da reunião foi tratar sobre a capacitação dos detentos
Realizar algum tipo de trabalho é fundamental para o detento por vários motivos, dentre eles, estão: evita os efeitos corruptores do ócio, colaborando para conter a ordem; ajuda a conservar o equilíbrio orgânico e psíquico; contribui para a formação da personalidade; ajuda o detento no processo de ressocialização, depois que cumprir sua pena.
No dia 10, o secretário de Administração, José Donizetti Luciano; o secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo e o subsecretário de Administração, Silvio Marques receberam o diretor geral do departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado e sua comissão. A finalidade do encontro foi alinhar o convênio com o município para o início dos trabalhos, utilizando mão de obra dos detentos da instituição prisional.
Segundo a prefeitura, essa parceria visa aumentar a produção de hortaliças, trabalho esse que já acontece no presídio. Todavia, o grande objetivo da reunião foi tratar sobre a estruturação do presídio e a capacitação dos detentos, para que possam fabricar fraldas infantis e geriátricas, e absorventes. Esses produtos serão destinados para a população carente, creches, hospitais e instituições de longa permanência.
É importante mencionar que, através do trabalho realizado, os presos asseguram a redução da pena, pois a cada três dias trabalhados, um é remido da condenação. A remição pelo trabalho é um direito de quem cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto. Além disso, a prefeitura conseguirá economizar com a mão de obra, podendo investir em outras ações.
“Estamos muito felizes com esta parceria com a Polícia Penal, pois, além de contribuir com a reeducação social dos reclusos, vamos absorver toda a produção para reverter às pessoas que mais necessitam”, pontuou o secretário Paulo Apóstolo.
Ontem, 11, a reportagem da Gazeta entrevistou o secretário de Trabalho e Ação Social para saber quando esse convênio será efetivado. “Nós batemos o martelo, esse convênio vai acontecer. Nesse momento, falta a parte documental, processual, a elaboração desse convênio. Acredito que nos próximos 15 dias, já tenhamos terminado esse convênio e depois partiremos para a parte operacional”, explicou Paulo Apóstolo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG emplaca mais de 267 mil veículos qua, 6 de maio de 2026
- PROJETO DE LEVI SIQUEIRA ENDURECE CONTROLE SOBRE COMÉRCIO DE SUCATAS E MIRA FURTO DE CABOS EM ARAGUARI qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar trabalhou em dois homicídios tentados no final de semana qua, 6 de maio de 2026
- Polícia Militar lança Campanha Maio Amarelo no estado de Minas Gerais qua, 6 de maio de 2026
- Fumacê contra dengue e projeto para garantir prioridade a pacientes com fibromialgia são destaques de requerimentos de Alex Peixoto qua, 6 de maio de 2026
- Araguari conquista vice-campeonato nacional no voleibol Sub-19 e reforça destaque no esporte de base qua, 6 de maio de 2026
- Câmara realiza primeira sessão de maio com destaque para saúde pública e transporte universitário qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura reforça descarte correto de pneus e alerta para riscos ambientais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Cascalho rico intensifica campanha de vacinação contra a brucelose em propriedades rurais qua, 6 de maio de 2026
- Prefeitura de Estrela alcança marca de cinco pontes recuperadas e intensifica obras de infraestrutura rural qua, 6 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
