Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura finaliza instalação de radares em importantes pontos do município

qui, 21 de dezembro de 2023 08:06

Da Redação

Os radares fixos são instalados nas vias, normalmente em postes
Divulgação

Os radares de velocidade são instrumentos de fiscalização eletrônica no trânsito. Essa tecnologia é empregada pelos órgãos oficiais para aferir a velocidade dos veículos com a intenção de evitar os excessos nas ruas, avenidas e nas estradas do país. Destaca-se que, quem regulamenta a utilização desses equipamentos é o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da resolução 396/11.

No Brasil são utilizados quatro tipos de radares que se distinguem segundo o seu modo de funcionamento e tipos de medição, são eles: fixos, estáticos, móveis e portáteis.

Os radares fixos são instalados nas vias, normalmente em postes. Eles captam a velocidade e gravam a imagem do veículo que trafegar acima da velocidade. Os radares estáticos costumam ser utilizados pela Polícia Rodoviária Federal em operações especiais. Ficam instalados em um suporte ou veículo, colocados em pontos específicos. Também registram imagens de veículos acima do limite da via. Os radares móveis funcionam instalados em um veículo e trabalham com ele em movimento. Não registram imagens, apenas fazem a medição da velocidade. Já o radar portátil é operado manualmente por um agente de trânsito que deverá apontá-lo para o veículo e assim efetuar a medição.

 

Destaca-se que, no caso de radares fixos, os sensores magnéticos são colocados no asfalto, calculando o tempo que o veículo leva para passar de um ponto ao outro, definindo a velocidade. Se este for ultrapassado, a câmera é acionada. Já os radares móveis captam a velocidade de acordo com a percepção de ondas eletromagnéticas que são emitidas pelo veículo em movimento.

No dia 22 de novembro, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, publicou no Correio Oficial que a empresa Deltaway Sistemas de Trânsito e Tecnologia Ltda foi contratada, visando a locação de sistema e câmeras destinadas ao vídeomonitoramento das vias públicas do município de Araguari/ MG.

Conforme a prefeitura, o prazo de vigência do contrato é de doze meses, compreendidos entre 22/11/2023 à 22/11/2024, com o valor global de R$ 1.332.790,00 (um milhão trezentos e trinta e dois mil e setecentos e noventa reais).

Ontem, 20, a reportagem da Gazeta conversou com o secretário de Trânsito, Carlos Eduardo Freire, para saber mais detalhes sobre os radares eletrônicos que estão sendo instalados no município. Conforme o chefe da SETTRANS, serão instalados 15 radares no município. Os cinco primeiros serão localizados nos seguintes pontos: dois na avenida Mato Grosso, próximo à Casa de Carnes Paraíso; um na avenida Santos Dumont, antes do cruzamento com a rua Coromandel e dois na avenida Belchior de Godoi. “Já foram instalados dois radares, um localizado na avenida Santos Dumont, antes do cruzamento com a rua Coromandel e outro na avenida Mato Grosso, próximo à Casa de Carnes Paraíso. Os outros serão instalados nas próximas semanas. A previsão é que a fase de adaptação seja de aproximadamente 30 dias”, disse.

Ressalta-se que, estão sendo feitos estudos para verificar quais outras vias precisarão, com mais rapidez, da instalação de radares.

1 Comentário

  1. Wilson Martins disse:

    A coisa que já deveríamos ter pra ontem seria esses radares, Araguari tem quase 100 mil veículos e mais os que vem de outras cidades. Acho que é muito pouco radar, a Av mato grosso e coronel Belchior de godoy comportam 5 radares cada uma, pois só assim os condutores irão respeitar normas de segurança.
    Mas……uma ressalva:
    Av 60 km
    Ruas 40 km
    A cidade não é currutela pra fazer o que estão fazendo com o trânsito aqui.
    Chega…..
    Araguari é cidade grande.
    Pode colocar radares na cidade toda.

Deixe seu comentário: