Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura esclarece motivo da paralisação das obras da UBS Millenium

qui, 14 de setembro de 2023 08:09

Da Redação

Ordem de Pagamento Bancária
Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como postinhos, são a via de acesso preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O intuito desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde dos cidadãos, sem que seja preciso o encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Em uma UBS, a população pode: ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento associados à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; fazer curativos; fazer inalações; tomar vacinas; coletar exames laboratoriais; ter tratamento odontológico; receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Sabendo da importância da manutenção de um Sistema Único de Saúde eficiente, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o subsecretário de Saúde, Riberto de Sousa Junior para saber o motivo da paralisação das obras da UBS do bairro Millenium. “A empresa que venceu a licitação, deu início aos serviços, mas, por motivos que desconheço, resolveu abandonar o contrato. Tivemos que fazer todo processo jurídico e burocrático cabível para encerrar o contrato com a empresa e assim poder realizar uma nova licitação. Quando todo esse trâmite estiver resolvido, realizaremos nova licitação para que outra empresa dê prosseguimento a obra”, esclareceu.

O Jornal Gazeta também perguntou sobre o recurso de mais de um milhão de reais, destinado pelo deputado estadual Raul Belém (Cidadania) para as obras da UBS Millenium. Existem boatos de que esse montante não havia entrado na conta, porém existe um documento que mostra que o dinheiro está na conta do município, desde de dezembro de 2021. “Sobre as emendas, eu preciso checar no meu departamento financeiro se há emendas e qual a origem, mas, asseguro que se vieram recursos, eles serão devidamente empregados na construção”, explicou.

1 Comentário

  1. ——/ disse:

    No papel o postinho faz tudo isso mas na prática, a prefeitura não garante médico neles. Gestão da mentira

Deixe seu comentário: