Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura e Santa Casa de Misericórdia visam realizar 150 cirurgias de catarata neste domingo

qui, 4 de abril de 2024 09:07

Da Redação

 

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Existem vários tipos de catarata, são eles: senil – é a mais comum. Acontece em pessoas idosas, geralmente após os 60 anos. Congênita – em regra, a criança já nasce com catarata. Ocorre por doenças da mulher (como a rubéola e a toxoplasmose) durante a gravidez. Frequentemente está acompanhada de outras alterações. Traumática – acontece após acidentes com o olho, geralmente é unilateral; o trauma, mesmo sem perfuração do olho, pode provocar a opacificação do cristalino. Do diabético – comumente começa em idade mais precoce e com perda visual mais rápida que na senil. Secundária a medicamentos, principalmente os corticóides, quando usados por longos períodos.

As cirurgias serão realizadas através do convênio entre prefeitura e a Santa Casa
Divulgação

 

Dentre os sintomas da catarata, estão: visão nublada; sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; a visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

O tratamento da catarata consiste numa cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intra-ocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.

Sabendo da importância de proporcionar um tratamento adequado para as pessoas que foram acometidas pela doença, no dia 7, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia irão promover mais um mutirão de cirurgias de catarata. A previsão é que 150 cirurgias sejam realizadas.

Vale destacar que, os procedimentos estão sendo realizados desde o ano passado, trazendo mais qualidade de vida e saúde para a população.

Segundo prefeitura, a Secretaria de Saúde está com dificuldades para entrar em contato com pacientes que estão esperando pelas cirurgias, por isso o órgão disponibilizou uma sala, até ontem, para atualização dos dados e contatos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: