Quinta-feira, 20 de Março de 2025 Fazer o Login

Prefeitura dá continuidade ao processo licitatório para eleger empresa responsável pela Zona Azul

ter, 31 de março de 2015 06:00

Da Redação

A prefeitura, por intermédio da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settran) vem promovendo intervenções com o objetivo de reestruturar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana. O estacionamento rotativo remunerado em Araguari, a chamada Zona Azul, é parte destas ações. Assim, mais uma etapa da Concorrência Pública nº. 001/2015 para contratação de empresa especializada para manutenção e gerenciamento do serviço foi realizada na tarde de ontem, 30.

De acordo com o presidente da Comissão Bruno Ribeiro, esta é a primeira etapa. “Temos duas empresas interessadas em participar do certame, elas são de Goiânia (GO) e Brasília (DF). Assim, recebemos seus representantes para abrir as propostas. Tais documentos serão encaminhados à secretária de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SETRANS) para serem avaliados, a fim de saber se estão em conformidade com o projeto da prefeitura,” explicou Bruno Ribeiro.

Ainda segundo ele, nos próximos dias, será marcada outra sessão pública onde haverá a apresentação das pontuações da secretaria com relação à habilitação das empresas para a prestação do serviço. A empresa escolhida deverá ficar responsável pela implantação, operação, gestão, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado para controle e aferição de uso remunerado das vagas de estacionamentos rotativos em vias e logradouros públicos da cidade.

Em contato com o secretário Divonei Gonçalves dos Santos, a equipe irá trabalhar na análise da documentação durante essa semana. Ainda não há informações sobre quando serão iniciadas as operações do estacionamento rotativo. Pelo sistema, o estacionamento no hipercentro e adjacências passa a ser pago. “A medida visa principalmente democratizar o espaço público e aumentar a oferta de vagas de estacionamento na região,” disse.

A implantação do serviço é solicitada há seis anos. Mais de 20 ruas e cruzamentos devem ser contemplados pelo sistema, que poderá funcionar das 8 às 18h em dias úteis e das 8 às 13h aos sábados, com isenção aos domingos e feriados, conforme decreto publicado no Diário Oficial do município, no final do ano passado. Toda a área central receberá o serviço, porém, os valores cobrados serão definidos após a conclusão do processo licitatório.

A determinação está em consonância à Lei Municipal 5.334, de 10 de fevereiro de 2014, que garante o serviço, instalação e conservação dos equipamentos utilizados no sistema, além das diretrizes impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Como vai funcionar

O sistema de gerenciamento da Zona Azul será totalmente informatizado. Após estacionar o veículo em uma das vagas integrantes do estacionamento rotativo, o condutor deverá se dirigir a um dos pontos de comércio cadastrados para fazer a venda de bilhetes. No entanto, não é necessário retornar ao veículo para deixar o cupom. Os dados do automóvel são registrados após a compra do bilhete e ficam online para consulta dos monitores, que farão a conferência do estacionamento rotativo com o auxílio de um tablet ou computador conectado à internet. Motocicletas e bicicletas são isentas da cobrança, sob a condição de que estacionem nas áreas privativas a elas reservadas.

– A medida visa organizar o trânsito em Araguari além de oferecer maior número de vagas aos usuários

1 Comentário

  1. Igor disse:

    Que jornal marron… Araguari não tem uma rua comercial com essa, muito menos ônibus com essa pintura. Vamos mudar isso?

    Quero ver se aprovam criticas nos comentários.

Deixe seu comentário: