Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura consegue prorrogação do prazo para regularização de sepulturas do cemitério Bom Jesus

qui, 28 de julho de 2022 09:04

Da Redação

Dos 12 mil túmulos, apenas 6 mil foram revalidados

Em 2018, a Prefeitura de Araguari, iniciou um processo de recadastramento de sepulturas e jazigos do cemitério Bom Jesus, após várias denúncias de comercialização ilegal de túmulos. Na época, começou também o processo de informatização dos registros, com o intuito de dificultar a prática ilegal. Ao todo, o cemitério possui 12 mil sepulturas e jazigos, sendo que até o momento somente 6 mil foram revalidados.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Obras iniciou construção de um Ossário Municipal, que está localizado no Cemitério Park, visando dar um destino digno aos restos mortais que se encontram em sepulturas não cadastradas do Cemitério Bom Jesus. Com isso, o Ministério Público aguardava a realização de um leilão desses túmulos, por parte da prefeitura, conforme estabelecido no Termo de Ajuste de Conduta.

Pensando nas muitas famílias que perderam os prazos para o recadastramento, a prefeitura, através do procurador Geral do Município, Leonardo Borelli solicitou a prorrogação do prazo, junto ao Ministério Público, por meio da Promotoria do Patrimônio Público.

Diante das justificativas e principalmente após o início da pandemia da Covid-19, em 2020, onde o número de mortes cresceu consideravelmente, a prefeitura conseguiu mais três meses para realizada outros recadastramentos.

Ontem 27, a reportagem da Gazeta entrou em contato com Leonardo Borelli para saber quando esse novo prazo começa a valer. De acordo com o procurador Geral do Município o novo prazo começa no dia 15 de agosto.

A reportagem também esclareceu alguns pontos a respeito do assunto, com a administração do cemitério Bom Jesus, como: serão revalidados apenas os alvarás do cemitério Bom Jesus; quem já revalidou o alvará em 2017/2018 possui um carimbo de “Revalidação de Alvará”, no verso, não sendo necessário comparecer novamente; o contribuinte deve ter consigo o alvará da sepultura junto com o número sequencial, que é informado no cemitério Bom Jesus; para a revalidação o concessionário deverá levar documento pessoal e comprovante de endereço.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: