Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura avança com obras de restauro da Praça dos Ferroviários

sex, 28 de julho de 2023 08:04

Da Redação

A Praça dos Ferroviários é um Patrimônio Histórico de Araguari

O Patrimônio Histórico é um dos elementos da identidade de uma comunidade quanto aos costumes, às características e ao comportamento das pessoas que fazem parte desta estrutura. Além disso, também é um registro importante para a posterioridade. Pensando nisso, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) está realizando obras de restauro da Praça dos Ferroviários.

De acordo com a FAEC, a obra conta com as seguintes etapas: reforma do piso, que estava muito ruim; paisagismo (para melhorar a iluminação e a própria estética do local, trazendo um pouco mais de vida e um pouco mais de cor); e retirada o ponto de táxi, que foi desativado há muito tempo.

Destaca-se que, as praças públicas são consideradas um tipo de “patrimônio cultural” dos brasileiros, pois grande parte da população já brincou ao menos uma vez em alguma. Seja no interior do Brasil ou nos grandes centros urbanos, o fato é que as famosas pracinhas são importantes para a vida em comunidade.

Ontem, 27, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado para saber em que fase estão as obras de restauro da Praça dos Ferroviários. “As obras estão na fase final. Neste momento, está sendo finalizada a parte paisagística e elétrica, que são as últimas etapas. A inauguração ainda não tem uma data exata marcada, mas pretendemos inaugurar em agosto”, disse.

É bom mencionar que, a locomotiva, situada na Praça dos Ferroviários, também passou por restauro, que contou com: restauro estético (funilaria, lanternagem, vidraçaria madeiramento), além dos dormentes e dos trilhos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: