Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura anuncia possível mudança de empresa ainda na próxima semana

qui, 23 de fevereiro de 2017 05:45

por Mel Soares

Os serviços de transporte coletivo em Araguari foram paralisados nesta quarta-feira, 21, e não devem ser retomados pela empresa Directa Transporte LTDA, conhecida pelo antigo nome: Sertran (Sertãozinho Transporte Coletivo).

O transtorno ocorreu pela falta de pagamento salarial aos funcionários. Problemas como o débito da empresa com os planos de saúde e odontológico, além de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e férias também estão entre as reclamações feitas pelo Sindttrans (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários).

Nova empresa entrará no lugar da Sertran que não participou de processo licitatório

Nova empresa entrará no lugar da Sertran que não participou de processo licitatório

 

A expectativa da administração municipal é de que as atividades sejam reiniciadas ainda na próxima semana pela CAF Transportes Eireli ME, de São Sebastião do Oeste com sede em Sete Lagoas, Minas Gerais; considerada a única empresa habilitada para vencer o processo licitatório, que teve início no dia 28 de dezembro do ano passado com a presença de cinco concorrentes e pode ser finalizado nesta sexta-feira, 24.

Para a escolha de pessoa jurídica é necessário que a concorrente demonstre capacidade técnica legal para desempenhar serviço de transporte coletivo pelo prazo de concessão inicial de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A Sertran, que atua em caráter emergencial há quatro anos não participou da licitação.

Segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, os pré-requisitos exigidos no edital incluem frota com acessibilidade e composta por onze ônibus cuja média de uso não pode ultrapassar cinco anos.

“Eles irão disponibilizar carros zero quilômetro. No entanto, estes veículos só estarão aptos depois de aproximadamente dois meses da conclusão da licitação. Mesmo assim, representantes garantiram que, se realmente forem considerados vencedores do processo, começam a trabalhar na próxima semana com veículos usados, mas bastante conservados diferente do que era oferecido na cidade”, explicou o secretário.

O vice-presidente do Sindttrans, Cleuber Fernando da Silva, informou que os funcionários da Sertran serão remanejados para a nova empresa conforme acordo feito entre sindicato e prefeitura ainda neste mês.

“A cidade merece uma empresa que realmente se comprometa em oferecer qualidade tanto aos usuários quanto aos trabalhadores. Esperamos que o problema se resolva o mais rápido possível, pois os representantes da Sertran não tem cumprido com sua palavra”, desabafou.

O sindicalista comenta que um dos funcionários precisou dar entrada em um hospital particular, mas foi impedido devido ao não pagamento do plano de saúde, que deveria ter sido feito pela empresa.

“Diante desta situação de emergência, o sindicato ajudou financeiramente com a promessa de a empresa de ressarcir, o que não aconteceu”.

6 Comentários

  1. Maria disse:

    Bom para quem esta desempregado e tem carro próprio, coloca o carro na rua e ganha o valor no lugar do coletivo. Vai render bastante o dia.

  2. Rodrigues disse:

    Que comentário sem noção hein Maria.

  3. Carlos disse:

    Bom seria este funcionario o proprio funcionarios do sindicato, que tem como cargo de fiscal no transporte? A prefeitura ja olhou se esta empresa tem processo na justiça? Pois tudo indica que sim. Ja vai começar muito mau, com onibuns usado, no decorrer do tempo vai permanecer a mesma porcaria que estava ai. Mas pelo menos a tal de Sertran ta levantando acampamento ate que fim. Apesar que tenho minhas duvidas se esta empresa que vai entrar nao tenha ligação com a sertran. Agora a sua diretoria vai ter mudança tambem, pois se for colocar os mesmo ai que nao vai funcionar mesmo.

  4. Anônimo disse:

    Saindo um pouco do assunto bonito é o trem de passageiros da Vale. Pena que só vai de Vitória a Governador Valadares e BH. Aqui no Brasil está passando da hora de implantar são as aerovias, Não me recordo se é Blumenau ou Florianópolis que já tem, mas só vai ao aeroporto.

  5. Anônimo disse:

    Os funcionários estão fazendo plantão vigiando os ônibus da Sertran porque eles podem tentar levá-los na calada da noite para o Estado de São Paulo e deixar tudo para a justiça resolver.. Tiraram uma organizada e colocaram uma que todos já sabiam que era fraudulenta. Essa madrugada tentaram fazer isso.

  6. Ademir disse:

    Está na hora da população de Araguari saber a verdade sobre o assunto….
    Prefeitura de Araguari, tem por contrato a obrigação de comprar 65.000 passes do sistema, para distribuição entre seus funcionários e como forma de subsídio, coisa q não vem acontecendo, descumprimento de contato…..hoje a prefeitura tem uma dívida com a empresa no valor de R$ 500.000,00. Ao invés de negociar tal pagamento, achou mais fácil rescindir o contrato se forma arbitrária e colocar outra empresa em seu lugar, uma forma mais fácil de resolver o problema financeiro.
    Colocar a culpa na empresa é mais fácil, difícil será quitar essa dívida e cumprir a promessa de campanha de oferecer onibus de graça a população de Araguari….
    Aproveito o espaço para citar o nepotismo….prefeito nomeou como secretários deu próprio filho e nora….ambos responsáveis pelo não pagamento e não cumprimento do contrato…..

Deixe seu comentário: