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Prazo para saldar parcela única do IPTU é encerrado

ter, 17 de abril de 2018 05:27

Da Redação

A partir de hoje, dia 17, os contribuintes devem pagar parcelado, estando sujeitos à multa 

Desde o dia 29 de março, a prefeitura está distribuindo os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com prazo para o pagamento da parcela única, ou primeira parcela, no dia 15 de abril. Desta forma, ontem, 16, foi o último dia para efetuar a transação.

Contribuintes que não receberam o documento podem retirar segunda via pelo portal da prefeitura ou no departamento de Tributação

Contribuintes que não receberam o documento podem retirar segunda via pelo portal da prefeitura ou no departamento de Tributação

 

O prazo gerou movimentação nos bancos, casas lotéricas e no departamento de Tributação. Apesar de várias pessoas terem adiantado, muitos deixaram o pagamento para a última hora; “o grande fluxo de pessoas foi ontem; no departamento pode-se dizer que estava tumultuado. Mas, de forma geral, o pagamento esteve em um ritmo bom, dentro das expectativas”, afirma o secretário de Fazenda, José Ricardo Resende de Oliveira.

Além disso, o secretário aponta que houve reclamações de pessoas que não teriam recebido o boleto. Mas ele ressalta que foram divulgadas muitas informações a respeito dos procedimentos necessários aos contribuintes que não tivessem recebido o carnê em casa. Mas, é válido reiterar; para os tributários que não tenham recebido o boleto até a data de vencimento, é possível obtê-lo através do site da prefeitura (www.araguari.mg.gov.br) ou retirá-lo pessoalmente no departamento de Fiscalização de Rendas e Tributação da prefeitura, localizado na rua Virgílio de Melo Franco, 491, Centro.

De qualquer forma, a partir de hoje, dia 17, com o atraso no pagamento desta primeira parcela, e de outras, o contribuinte fica sujeito à multa de 2% ao mês, até o limite máximo de 20%; juros mensais de 0,5%; e atualização monetária pela Unidade Fiscal de Referência do Município de Araguari (UFRA). O não pagamento do imposto referente a 2017, ou de anos anteriores, acarretará na inserção do nome em dívida ativa.

No que se refere ao parcelamento, pode variar entre duas e oito vezes a depender do calor do tributo; para a opção de pagamento em oito parcelas, as datas de vencimento são a cada dia 15 do mês, de maio até novembro, respectivamente. O secretário da pasta afirma que a maioria dos contribuintes optou pelo parcelamento.

“A maioria opta pelo parcelamento, devido à facilidade de pagamento, além de dividir o valor sem juros. Para a prefeitura também é bom, porque significa receber os valores durante oito meses”, alega o secretário.

Ao total, foram emitidos cerca de 58 mil carnês e a previsão é gerar uma receita aproximada de R$ 10 milhões. De acordo com José Ricardo de Oliveira, até sexta-feira, dia 13, a prefeitura havia arrecadado em torno de R$ 700 mil. “Nós agradecemos a comunidade por contribuir, devolvendo uma parte para que possamos usá-lo de maneira correta em benefício do município”, finaliza.

 

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