Terça-feira, 18 de Junho de 2024 Fazer o Login

Prazo para realização de cadastro para castração de cães e gatos termina amanhã

qui, 10 de agosto de 2023 08:07

Da Redação

Os animais precisam ter idade mínima de 7 meses e máxima de 7 anos.

A castração de cães e gatos ainda causa muitas dúvidas, mesmo sendo bastante conhecida. Isso acontece devido a algumas informações compartilhadas sem conhecimento. Muitos pensam que a castração pode colocar os animais em risco ou causar algum sofrimento. Atualmente, o procedimento é realizado por profissionais especializados que seguem todos os protocolos de segurança.

A castração é validada em todo o mundo por ser muito segura e eficaz no controle da população de cães e gatos urbanos e atuar na preservação e diminuição de diversas doenças. Além disso, a técnica também reduz a taxa de natalidade e coopera para longevidade e qualidade de vida do animal. O número de cães e gatos carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é uma grande preocupação social que pode ser resolvida com a castração.

Dentre as vantagens que a castração pode proporcionar, estão: redução de passeios externos e complicações relacionadas com o desenvolvimento de enfermidades infecciosas contraídas nas ruas, atropelamentos, intoxicação; diminuição da superpopulação, pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos prevenção de enfermidades reprodutivas em fêmeas; diminuição do risco de doenças mamárias, uterinas e ovarianas; prevenção de doenças testiculares; ajuda no tratamento da diabetes; possibilidade de diminuição da agressividade e marcação de território.

Pensando nisso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, por intermédio do Castramóvel está realizando cadastros para a castração de cães e gatos. As vagas serão disponibilizadas por ordem de chegada. O prazo para fazer o cadastro termina amanhã, 11, sendo realizado no CMEI Eloísa Marques Nunes, localizado na rua Violeta, 51, bairro Gutierrez, das 12h às 16h.

Segundo a prefeitura, os tutores interessados em castrar seu animal devem fazer o cadastro, apresentando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal no dia da inscrição, mas é preciso ter mais de 18 anos.

Além disso, para que o animal seja castrado é necessário que ele se encaixe em alguns critérios, são eles: idade mínima de 7 meses e máxima de 7 anos. Vale destacar que, não será realizada a castração em animais branquicefálico. Ou seja, cães e gatos do focinho curto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: