Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

População enfrenta transtornos provocados pelas fortes chuvas em Araguari

sex, 22 de março de 2019 05:13

Da Redação

No final da tarde de quarta-feira, 20, a população de Araguari foi surpreendida com uma forte chuva que provocou estragos em vários pontos da cidade, principalmente nos bairros Millenium, Aeroporto e Amorim. Uma das ruas mais atingidas foi a Abolição, onde o asfalto cedeu. Com a força da chuva, a tampa de uma galeria que faz o escoamento da água acabou sendo levantada e nas proximidades, uma grande cratera se formou oferecendo riscos aos motoristas e pedestres.

Uma galeria aberta na rua Abolição coloca em risco a segurança de populares e animais que circulam pelo local

Uma galeria aberta na rua Abolição coloca em risco a segurança de populares e animais que circulam pelo local

 

De acordo com os moradores, há dois anos o asfalto da via foi arrancado completamente e até então, nenhuma medida foi tomada por parte da pasta competente. A reportagem esteve no local e verificou que de fato o cenário é de risco. O local, que deveria estar sinalizado ou mesmo interditado, continua sendo utilizado normalmente pelos moradores. “Não temos condições de conviver com esta situação. Desta vez a chuva forte causou mais estragos e está colocando em risco a vida de crianças e animais que podem cair nessa galeria. As pessoas que não conhecem a rua também podem ter seus veículos danificados ou causar acidentes,” afirmou uma moradora.

Enquanto a nossa equipe estava nas proximidades da rua Abolição, um motorista que transitava pelo local tentou desviar de buracos e acabou danificando seu veículo ao esbarrar em materiais que foram colocados para tampar outra fenda no asfalto. Na avenida das Codornas, rua Mauá e rua Raul José de Belém, moradores também reclamam de buracos e asfalto que foi arrancado após o temporal. “Reclamamos antes mesmo das chuvas começarem. Pagamos nossos impostos, mas mesmo assim precisamos conviver com este problema que acontece toda vez que chove. Estamos apenas cobrando nossos direitos como moradores. É uma situação de risco para toda a população,” justificou outro morador.

A avenida Porto Alegre — que recebeu intervenções recentes para facilitar o escoamento da água que ficava empossada no encontro com a rua Curitiba, também é alvo de reclamação. No local, a comunidade começa novamente a sofrer com as chuvas que acabaram invadindo as residências. Para moradores, a secretaria de Obras deveria ouvir as denúncias e tomar providências de imediato, uma vez que, “as operações parecem realizadas somente nas ruas principais da cidade. Os bairros ficam esquecidos e a enxurrada leva o asfalto e se formam vários buracos.”

Sobre tais problemas, o secretário de Obras Expedito Castro Junior, afirmou que a pasta está empenhada em solucionar estas situações nos bairros da cidade e pediu a compreensão da população, pois, o ocorrido na última quarta-feira foi um caso atípico de chuva de verão. “Fizemos um  estudo para viabilizar o asfaltamento na rua Abolição, com duas recomposições no asfalto, mas a água que vem do bairro Amorim acabou danificando a pavimentação e aquela galeria não é suficiente para comportar a chuva. Diante disso, fizemos um orçamento em torno de R$ 50 mil para a recomposição asfáltica de 15cm para comportar as chuvas e embaixo será colocada uma malha de ferro. Nas ruas anteriores, galerias serão reestruturadas para receber a água e melhorar o escoamento,” afirmou.

Por enquanto, ele se comprometeu a fazer a retirada de resíduos do local e sinalizar a via. Na avenida Porto Alegre, conforme o secretário, ainda há intervenções que precisam acontecer, a fim de concluir o projeto de reestruturação. “Temos duas situações no local: da rua Florianópolis até a Goiás fizemos a troca de tubulação para receber o alagamento das travessas. Ontem, com o volume de chuva verificamos junto aos moradores que o escoamento aconteceu com sucesso, entretanto, ainda falta realizar intervenções entre as ruas Joaquim Barbosa e a rua Curitiba, onde o alagamento persiste. No local colocaremos tubulação para jogar a água em excesso para bolsões no bairro Aeroporto,” disse.

O secretário ressaltou que o trabalho pode acontecer apenas em condições climáticas favoráveis, para não provocar a perda do material utilizado. Desta forma, o trabalho de recuperação das vias danificadas está sendo feito aos poucos, devido às pancadas de chuva no decorrer da semana.

1 Comentário

  1. Sílvio disse:

    Administração pública municipal omissa, preguiçosa e digna de um mosca morta. É preciso pensar no bem do cidadão araguarino com urgência e presteza e não com essa velocidade de lesma.

Deixe seu comentário: