Terça-feira, 25 de Março de 2025 Fazer o Login

Polivalente homenageia alunos eleitos e candidatos do “Projeto Câmara Jovem”

sáb, 6 de dezembro de 2014 07:57
Iniciativa desenvolvida pelos vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Paulo do Vale (PV) abrange escolas estaduais de Araguari
Escola Polivalente homenageou alunos participantes do projeto “Câmara Jovem”. Foto: Divulgação

Escola Polivalente homenageou alunos participantes do projeto “Câmara Jovem”. Foto: Divulgação

TALITA GONÇALVES – A E.E. Madre Maria Blandina (Polivalente) realizou, na manhã de ontem, a cerimônia de entrega de placas e homenagens aos alunos eleitos e candidatos que fizeram parte do “Projeto Câmara Jovem”. Professores e alunos escolheram como “vereador jovem” Davi Sena Dutra, e como suplente, Bruno Silva. Os dois são estudantes do segundo colegial e tem a mesma idade, 16 anos.

A ocasião foi marcada por apresentação musical e contou com a presença dos vereadores responsáveis pela iniciativa desenvolvida em todas as escolas estaduais, Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Paulo do Vale (PV).

Bruno Silva e Davi Sena, eleitos suplente e “vereador jovem” da escola Polivalente. Foto: Gazeta do Triângulo

Bruno Silva e Davi Sena, eleitos suplente e “vereador jovem” da escola Polivalente. Foto: Gazeta do Triângulo

Os 12 candidatos da escola Polivalente que disputaram as eleições tiveram um mês de campanha para expor seus projetos e objetivos até o dia da votação, 26 de novembro. A presença nas urnas é prova do envolvimento de todos com o projeto: 632 votos válidos e 6 votos brancos ou nulos, abstenção menor que 1%. A apuração das urnas ficou a cargo dos membros do colegiado, que não puderam se candidatar.

Eleito com 110 votos, Davi Sena Dutra disse ter ficado surpreso com o resultado e espera aprender com essa experiência. “A gente não tem o mesmo poder do vereador, então acredito que o mais importante é participar do processo, entender ou elaborar coisas pequenas que estiverem ao nosso alcance,” disse.

O suplente Bruno Silva espera conseguir transformar em realidade dois projetos. Um deles é voltado para orientação vocacional, com palestras para ajudar os jovens na escolha da carreira profissional. O outro, para que a escola consiga adquirir instrumentos e equipamentos musicais.

O professor de filosofia Mauro Sérgio Santos, que acompanhou o projeto na escola, ressalta que essa é uma das iniciativas mais significativas do Legislativo. “É um grande desafio,” avalia.

Resgatar a participação do jovem na política, segundo Wesley Lucas, é a principal motivação.”A maioria das pessoas leva a política na brincadeira, e se começarmos a mudar isso agora, teremos uma sociedade mais consciente que irá cobrar dos políticos uma participação mais efetiva e principalmente, atitudes corretas dos agentes políticos,” ressaltou.

Das 17 escolas estaduais na cidade, quatro ainda não realizaram as eleições, que depois de concluídas, possibilitarão uma cerimônia simbólica com os eleitos na Câmara dos Vereadores. O mandato do “vereador jovem” terá duração de seis meses, a partir de janeiro do ano de 2015.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: