Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 Fazer o Login

PM e Meio Ambiente realizam ação contra poluição sonora no fim de semana

qua, 3 de fevereiro de 2016 08:11

Da Redação

Dando continuidade a um trabalho iniciado no final do ano passado, a secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar e da secretaria Antidrogas, realizou no último sábado, 30, uma operação para coibir excessos sonoros, principalmente os automotivos, que tem causando incômodo a população residente na região central da cidade. Durante a ação, um automóvel foi apreendido e encaminhado para o pátio do Detran.

Automóvel com som automotivo acima do permitido pela lei foi apreendido na operação

Automóvel com som automotivo acima do permitido pela lei foi apreendido na operação

 

A equipe do setor de Poluição Sonora atuou principalmente na avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo. Ao longo dessa, que é uma das principais vias da cidade, jovens se aglomeram em alguns pontos, mas nem sempre a diversão é acompanhada de responsabilidade. “Eles não respeitam os hospitais. Depois das onze da noite, do lado de dentro do hospital o barulho faz os vidros tremerem,” contou o secretário de Meio Ambiente, André Risse.

Segundo ele, o veículo apreendido estava em movimento e com volume de 85 decibéis, acima do mínimo recomendado pela ABNT, que é 50 decibéis em área residencial urbana. “As ações visam coibir não só aqueles que estejam parados em algum lugar,” salientou.

Enquanto dois fiscais observavam possíveis excessos na avenida, outros dois ficaram à disposição para atendimentos diversos, como festas em apartamentos e casas ou estabelecimentos comerciais com volume acima do permitido. Durante a semana, dois fiscais se revezam de 12 em 12h no serviço.

Em dezembro do ano passado, a Polícia Militar apreendeu dois veículos devido à poluição sonora.  Três pessoas receberam voz de prisão em um posto de gasolina por desacato aos oficiais. As ações integradas entre a Polícia e a secretaria foram definidas a partir de uma reunião em novembro, diante das inúmeras reclamações feitas pela população relativas à perturbação de sossego.

DISK DENÚNCIA

A população pode acionar a Poluição Sonora através do telefone 98857-5545. A identidade da pessoa e o contato telefônico são mantidos em sigilo. “Às vezes a pessoa tem receio de ser reconhecida, por ficar gravado o telefone, mas ela pode fazer a denúncia anonimamente,” reforçou o secretário.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: