PM divulga balanço de acidentes ocorridos no 1º trimestre de 2014
qua, 21 de maio de 2014 00:03Segundo dados divulgados pelo 53º Batalhão de Polícia Militar,
foram registrados 384 casos, sendo 161 com vítimas
SAMARA ARRUDA – O comando do 53º Batalhão de Polícia Militar em Araguari divulgou à imprensa, dados estatísticos referentes ao número de acidentes de trânsito nos três primeiros meses de 2014.
De acordo com o levantamento, houve uma redução considerável de aproximadamente 21% em comparação com o mesmo período em 2013, passando de 536 para 384 casos registrados. Ainda de acordo com o órgão, houve a diminuição da quantidade de feridos e mortos no primeiro trimestre, com 263 para 161, respectivamente.
Com base nos dados, os acidentes são registrados com mais frequência nas avenidas Minas Gerais com 30 ocorrências; Mato Grosso e Coronel Theodolino Pereira de Araújo, ambas com 17 registros; além da MG-223 com 13 casos; seguidos pelas avenidas Batalhão Mauá e Coronel Belchior de Godoy com 11 acidentes cada uma.
Segundo informações da Patrulha de Trânsito, a quantidade de acidentes, feridos e mortos está diminuindo devido ao trabalho intensivo da PM, como as ações educativas. “A PM oferece uma capacitação gratuita sobre os cuidados no trânsito e as regras de circulação conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Os dias e horários são marcados de acordo com a disponibilidade, incluindo finais de semana,” contou o militar da PM, cabo Mendes.
A mobilização preventiva conta ainda com o apoio da secretaria de Trânsito e Transportes (SETRANS), que vem promovendo um trabalho de conscientização do motorista, principalmente na realização de blitz preventivas e a melhoria das condições estruturais e de sinalização das vias.
“Os dados são satisfatórios e podemos atribuir tais resultados à adequação das vias públicas, além das atividades educativas realizadas pelo Departamento de Educação da SETTRANS que tem trabalhado constantemente, aproveitando ainda o projeto Prefeitura no Bairro, onde são passadas orientações à comunidade de maneira geral,” contou o secretário Wanderley Barroso.
Segundo ele, a secretaria dará continuidade com a instalação de redutores de velocidade nas principais avenidas do município, visando promover uma intensa fiscalização na tentativa de reduzir ainda mais os índices de acidentes. “Aproveito para agradecer a PM, que vem realizando um trabalho conjunto com a secretaria. Com o levantamento em mãos, vamos atuar principalmente nas vias de maior violência no trânsito,” afirmou.
Causas
Segundo a PM, a imprudência dos condutores ainda é a principal causa de acidentes registrados nas avenidas, cruzamentos e rodovias que cortam o município. Ultrapassagens em locais indevidos, conversões ilegais e excesso de velocidade também estão entre as causas.
O aumento considerável de motocicletas em Araguari também contribui para os acidentes, devido à facilidade em adquirir o veículo de duas rodas. É importante levar em conta ainda que boa parte desses condutores circula pelo município sem habilitação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Zona da Mata terá nova ZPE ter, 22 de abril de 2025
- Fenarap movimentou R$ 25 milhões sáb, 19 de abril de 2025
- AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios sex, 18 de abril de 2025
- CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas qui, 17 de abril de 2025
- Redução da jornada e fim da escala 6×1 podem impactar até 16% do PIB, aponta estudo da FIEMG qui, 17 de abril de 2025
- Feira de Juruaia movimenta R$ 9,5 milhões qui, 17 de abril de 2025
- Coluna : Da Redação (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (17/04) qui, 17 de abril de 2025
- Diego Marcel e Elder Sousa são premiados como líderes de destaque no varejo alimentar qui, 17 de abril de 2025
- Vereador Guilherme Santana cumpre agenda estratégica em Belo Horizonte em busca de avanços para Araguari qui, 17 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...