Plano de coleta seletiva domiciliar é retomado em Araguari
sáb, 13 de setembro de 2014 01:08MEL SOARES – Com o objetivo de reativar a coleta seletiva domiciliar no município, paralisada há quase uma década, a secretaria de Meio Ambiente resgata o projeto, que irá contribuir para os aspectos ecologicamente corretos, geração de renda para os catadores e aumento da vida útil do aterro sanitário.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente Cristiano Carvalho, uma empresa passou por processo de licitação e atua na realização de plano para diagnóstico, levantando informações sobre os resíduos oriundos das residências.
Conforme informações, até agora, os resultados foram bastante expressivos e revelam que em torno de 50% do total de resíduos jogados nos lixos das residências podem ser reaproveitados.
Em entrevista, o secretário explica acerca das técnicas de seleção, feitas por catadores cadastrados e com experiência, por meio de trabalho realizado em local apropriado no Aterro Sanitário, localizado próximo ao Cemitério Park.
“O plano de coleta seletiva está em sua segunda fase, por meio da coleta de lixo domiciliar para ser feita a gravimetria, ou seja, análise do que a população joga fora diariamente, levando em conta a separação de reciclados em três tipos de resíduos: orgânicos, recicláveis e rejeito”, explicou.
Segundo disse, as próximas etapas incluem a apresentação dos resultados do diagnóstico, através de reunião pública com entidades e, por último, divulgação do plano de coleta seletiva à comunidade em geral, que será orientada sobre a coleta a ser feita de porta em porta.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Eu faço a separação em minha casa “Lixo Seco” Reciclável e o “Lixo Molhado” Não reciclável, e coloco-os na lixeira para que caso haja algum “catador” de recicláveis que fique mais fácil a coleta, mas já ando mudando de ideia em fazer tal separação, pois os “catadores” fazem é bagunça na minha porta. Recolhem o que lhes agradam e deixam o resto espalhados na minha porta. Espero que com a vinda de uma empresa que fique responsável pelos recicláveis, que sejam feitas orientações aos “catadores” para coletar e não bagunçar.
Concordo com o amigo Fabricio,nos separamos tudo que e reciclável,mas tem uns catadores que só pegam o que eles querem,e depois rasgam as sacolas e sacos de lixo,deixando tudo caído e bagunçado,e quando os amigos garis veem para pegar os referidos sacos ,quando pegam caem tudo na calçada e nas ruas.não sou contra ninguém,pelo menos os referidos catadores deveriam pegar o que querem e ensacar novamente
e o mínimo.