Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Planejamento do TJMG exclui construção de fórum em Araguari

qua, 20 de agosto de 2014 00:03
O atual prédio não comporta a demanda da cidade. Foto: Arquivo

O atual prédio não comporta a demanda da cidade.
Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – Dezembro de 2008. É sancionada a lei 4.464, que autoriza a doação de um terreno no Jardim Interlagos ao Estado. A medida seria o primeiro passo para a concretização de um sonho do poder Judiciário em Araguari. Apesar disso, a construção de um novo fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti esbarraria em algumas dificuldades pelo caminho.

Desde então, diversas mobilizações foram desencadeadas a fim de acelerar o processo para a construção de um prédio moderno para a comarca. Representando uma necessidade recorrente no município, a proposta era aguardada como uma nova realidade no âmbito jurídico. Ainda assim, o sonho parece cada vez mais distante seis anos depois.

Em sessão extraordinária na última semana, o Órgão Especial aprovou a Proposta Orçamentária de 2015 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Araguari, entretanto, não está incluída entre as 20 cidades que compõe o planejamento para o próximo ano.

Ao todo, 47 localidades foram excluídas da proposta orçamentária, que ainda precisa passar por avaliações no Executivo e aprovação na Assembléia Legislativa. Cidades da região que esperavam a construção de um novo fórum, como Ituiutaba e Tupaciguara, também não estão incluídas no planejamento.

Conforme apurou a reportagem, as dificuldades em Araguari se remetem em sua maioria pela falta de influência política junto ao TJMG. Com base nisso, cidades em menores proporções chegaram a ser atendidas com maior antecedência.

O Poder Judiciário de Minas detém 296 comarcas e 700 prédios administrados. Se concretizado, o novo fórum de Araguari seria atribuído a outros projetos em andamento, como em Caratinga, sul do Estado; Itabira, Vale do Rio Doce; Patos de Minas, Alto Paranaíba; Divinópolis, Centro-Oeste, além de Uberlândia e Uberaba. Com investimento de R$ 18 milhões, cada espaço admite sete pavimentos, estacionamento para mais de 100 veículos e acessibilidade. A previsão de entrega é para três anos.

1 Comentário

  1. Claudio disse:

    E vai continuar assim com tantos candidatos, ficaremos sem representante, cada um só pensa em si mesmo, por isso não voto em nem um.

Deixe seu comentário: