Terça-feira, 25 de Março de 2025 Fazer o Login

Pergunte ao Doutor – O que é síndrome de Dandy-Walker?

sex, 3 de junho de 2016 05:27

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-      O que é síndrome de Dandy-Walker?
A malformação ou síndrome de Dandy-Walker é uma anomalia que acontece no sistema nervoso central, que atinge principalmente o cerebelo (órgão que fica no crânio, responsável pelos movimentos do corpo e do equilíbrio) e nos espaços cheios de líquor (liquido cerebroespinhal).

2-Quais são as características da malformação?
A síndrome se caracteriza pela ausência parcial ou completa da parte central do cérebro, entre os dois hemisférios, chamada de vermis cerebelar, dilatação ou alargamento cística do quarto ventrículo (canal que permite a circulação do líquor entre a medula e as regiões superior e inferior do cérebro). Esse alargamento pode ser acentuado formando um cisto na pasta posterior o crânio, esse cisto é chamado de cisto Dandy-Walker.

3-Qual é a sua frequência na população?
A síndrome atinge cerca 1 a cada 35 mil bebes nascidos, sendo a maioria mulheres na proporção de 3 para 1. A síndrome pode ocorrer em filhos de mulheres com mais de 35 anos de idade ou quando a mãe é diabética, pois a chance de anomalias cromossômicas são maiores.

4- Como é feito o diagnóstico?
A síndrome pode ser  diagnosticada pelo ultrassom  antes do nascimento; em adultos é mais raro.
Os sintomas podem surgir nos primeiros anos de vida, quando há aumento no crânio e atraso no desenvolvimento neuromotor. Em seguida, evoluindo-se a síndrome, percebe-se hipertensão intracraniana, irritabilidade, vômitos e convulsões, além de distúrbios associados ao cerebelo, tais como ataxia, incoordenação motora e movimentos anormais dos olhos.

5-Como é feito o tratamento?
Não existe cura ou tratamento específico. Apenas são tratadas complicações associadas, como hidrocefalia obstrutiva ou acúmulo de líquido.
Além disso, apenas terapias de habilitação.
É interessante evidenciar a síndrome antes que haja complicações a fim de evitar possíveis sequelas. Por exemplo, o ultrassom, no período pré-natal, ajuda a detectar o problema, pois é capaz de mostrar algumas alterações no sistema nervoso central. Outra coisa a ser feita, é após o nascimento, estar atento ao desenvolvimento neurológico da criança.
A criança com a síndrome deve ser avaliada de forma completa, com a atenção focada a todas as anomalias, além das ligadas ao sistema nervoso central. Também, é de vital importância garantir as terapias de habilitação, para que possibilite o desenvolvimento mais adequado possível, para uma vida mais saudável e inclusão social de acordo com suas necessidades especiais.

37 Comentários

  1. Miliene disse:

    Gostaria de obter mas informações sobre essa sindrome de dandy work e saber como vai ser depois que ele nascer ja que na ultra o diagnpstico mostrou que ele tem o cisto atras da cabeça ma formação no pe e na mão direita problemas no rim e ausencia do osso nasal

  2. Daniela Firme disse:

    Comecei a ter convulsões aos 8 anos de idade….Na época foi diagnosticado como epilepsia….tomei vários remédio… com 17 anos fiquei com as pernas fracas e levei meu primeiro tombo…depois de muitos anos o médico chegou a conclusão que pode ser síndrome de Sandy Wilker…hoje tenho 40 anos ,tenho dificuldade motora e na fala….o médico pediu que eu tenha outra opinião…. Eu tenho essa idade,essa doença pode chegar na fase adulta?,meu crânio não inchou.

  3. Renato Freitas Filho disse:

    O caso da Daniela Firme se parece muito com o meu, me mande mensagem cyber.3d@hotmail,.com

  4. Gilza da silva disse:

    tive uma filha diagnosticada com síndrome dandy walker ela não resistiu e faleceu aos 4 meses e 6 dias de idade …quero ter outro bebê tenho medo, sofremos muito com ela passamos 4 meses dentro do hospital, gostaria de saber se posso ter outro bebê se não corre risco de acontecer novamente, tenho 34 anos hoje.

  5. Aliria dos santos disse:

    Eu perdi minha filha com 2 meses e meio tbm não resistiu tinha dandy walker e edwards

  6. Saulo valente disse:

    Olá. Minha filha foi diagnosticada com essa síndrome. Dandy Wilker. Seus médicos disseram que o grau dela é baixo e não será necessário intervenção cirúrgica. Disseram tbm que ela teria apenas dificuldade de equilíbrio, e de fato teve, vieio a andar aos 1 ano e 7 meses. Hoje, com 2 anos e 4 meses ela anda bem, mas não como outras crianças da mesma idade, mas está a cada dia melhor. Foi dito tbm que ela não seria afetada intelectualmente, visto o baixo grau de sua deficiência.
    Porém, hoje aos 2 anos e 4 meses ela não fala, até tenta mas é visível a dificuldade dela e até lhe causa nervosismo.
    É possível tal diagnóstico como o narrado? E ela evoluira a fala assim como conseguiu com o andar?
    Desde já muito obrigado pela atenção.
    Aguardo ansiosamente a resposta.
    Grato!

  7. Adriana Ferreira disse:

    Descobri a pouco que meu filho que irá fazer 13 anos mês que vem,tem uma má formação no cerebelo, que está dentro do espectro de dandy walker. Até então,sempre teve vida normal a não ser problemas comportamentais, como exemplo: a partir dos 6 anos foi diagnosticado com TDAH, aos 10 com transtorno opositor desafiador e agora com 12 diagnosticado como bipolar pelo psiquiatra…daí nada me tira da cabeça que pode ser essa má formação congênita que faz com que ele possa ter esse comportamento de muita irritabilidade e agressividade. Pque me pergunto, bipolar? Ele nunca teve depressão…Alguém aqui conhece algum caso parecido?

  8. Iracenilde Satero disse:

    Ola eu descobri com 9 meses que meu filho tem esse síndrome Sandy Walker, ele fez a primeira cirurgia com 2 meses de nascido, desde de então ele passou por 5 cirurgias, hoje ele está com 6 anos é considerado uma criança normal pelos os médicos, agora ele está começando a ficar com muita irritabilidade e um pouco agressivo e vai começar a tomar remédio controlado…

  9. Ana Cleide disse:

    Levei 8 anos para obter o diagnóstico do meu filho Hoje com 20 anos. Ele tem a variante de Dandy Walker
    Infelizmente por conta de poucas pesquisas e excessos de informações assustadoras ficamos um pouco perdidos. participo de um grupo no facebook há cinco ali nós trocamos informações, angústias, alegrias e vitórias. Muito boa essa coluna. desejo que venham outras que falem das doenças associadas a SDW. Cada caso é um caso. Deixo um abracos

  10. Ana Cleide disse:

    Acrescento ainda que tem 3 ultrassonografias feto normal, teste do pezinho normal, exame de cariótipo normal, apgar nota 9 e não me encaixo em nenhuma das características comumente citadas.

  11. Sandra de souza cruz disse:

    Pessoal fiz o morfologico e a medica falou que meu filho ta com esse problema , to com muito medo ,

  12. Bárbara disse:

    Minha filha foi diagnosticada com Variante de Dandy Walker com 1 ano de idade.Ela faz Fisioterapia e Fono atualmente. Ana Cleide, se possível gostaria de saber mais como foi o desenvolvimento de seu filho.

  13. Natália Machado disse:

    Minha filha tem SDW foi diagnosticada nós primeiro mês de vida hoje com oito anos faz uso de medicamentos diariamente.Mas algum tempo vem apresentando algumas mudanças tipo algumas manias repetitivas e um certo tipo de travamento a qualquer hra do dia q a deixa totalmente sem andar. Alguém poderia dizer se tudo isso está relacionado com a doença.

  14. Aline Scheneider disse:

    Bom dia,
    Meu bebê foi diagnósticado com SDW e problema cardíaco as 16 semanas de gestação. Hoje estou de 29 semanas e as informações a cada eco são de medo, pois devido aos problemas ele se devolve pouco e tenho pouco líquido. Mas nada que li até hoje tirou todas as minhas dúvidas. Se alguém por acaso souber de um médico ou artigo realmente bom e puder repassar. Minhas redes sociais são iguais ao meu nome descrito Aline Scheneider*
    Obrigado

  15. Queila Pacheco Lacerda disse:

    Miliene na minha USG morfológica deu a mesmo resultado de sua filha, variante de Dandy Walker e ausencia do osso nasal, eu estou muito angustiada, se não for incômodo você poderia me fakar como foi com sua filha, em relação a síndrome de Dandy Walker e em relação a ausência do osso do nariz como ficou? Me desculpe se eu fui muito intrometida mas é pq estou tão angustiada que preciso compartilhar isso com mais alguém.

  16. Lucineia Campos Pereira disse:

    Na minha gravidez descobri tbm que meu bb tbm tinha Dandy Walker e não se desenvolvia direito e quando eu estava de 27 semanas ele morreu isso foi em 2014 fique com ele dentro da minha barriga morto 1semana descobri sua morte porque eu sentia muita dor de cabeça descobri seu problema quando fiz a morfológica ele tinha malformação na mão esquerda e no braço tbm mas Deus é tão maravilhoso que hj tenho outro filho está com 2anos e 9meses é perfeito saudável

  17. Leticia disse:

    Boa tarde! Preciso fazer um trabalho da faculdade sobre Varfarina, e alguns estudos dizem que essa droga pode causar a Sindrome de Dandy, isso realmente pode ocorrer?

  18. Renata disse:

    Olá, tenho 20 anos e tenho a síndrome de dandy walker, então qdo me explicam alguma coisa eu não entendo direito mas quando explica alguma coisa fazendo aí eu entendo , pq ?

  19. Fernanda disse:

    Boa tarde tenho uma filha com essa síndrome de Dand Walker hoje ela esta com 8 anos de idade. Queria trocar experiências vcs tem algum grupo na redes sociais.

  20. Fernanda disse:

    Ana Cleide qual é o nome da página no Facebook q vc segue para eu participar tbm.

  21. Daiana Souza disse:

    Eu fiz todos os ultrassons e com 6 meses de vida percebi que tinha algo de errado com minha filha, aos 2 anos ela foi diagnosticada com SDW, ela nunca precisou de cirurgia, tem um pouco de atraso mental, ainda não anda sozinha, tem muito desequilíbrio, fala poucas palavras…mamãe, papai e alguns nomes…já dou gloria a Deus por ela está viva, não precisou de nenhuma cirurgia e não apresentas muitas características da síndrome como vômitos, condições… hoje ela tem 3 anos.

  22. Ana Cleide Patrício disse:

    Gostaria de convidar aquelas mamães que desejam participar do nosso grupo no facebook da qual participo há seis anos é Família Dandy Walker.
    Fernando está convidada.
    Bárbara infelizmente não obtive sucesso na alfabetização, hoje ele tem 21 anos tem outras habilidades, ele se comunica razoalmente e considero ainda uma vitória, visto que levei longos 8 anos para obter o dignóstico de Dandy walker e acredito que por tanto tempo perdido não tive muito sucesso.
    Aguardo vocês!

  23. Michele disse:

    Olá sou Michele , estou grávida de quase 7 meses e minha filha foi diagnosticada com essa tal doença que nunca ouvir falar na vida, gostaria de saber mais sobre. Pois estou tendo um desespero enorme com as notícias da minha filha. ME FALARAM Q ELA PODE NASCER E MORRER MAIS EU CREIO NO MILAGRE E NAS MAOS DE Deus. Não tenho facebook,mas se alguma mãe pode me ajudar. Meu zap é 011974159153 meu nome é Michele agradeço desde já .

  24. Isis disse:

    Oi Michele, o meu bebê os médicos não chegaram a me dar um nome sobre o que ele tem ainda, estou com 26 semanas e no meu caso ele está apresentando uma agenesia parcial do vérmis cerebelar porém o restante do cérebro está todo ok, o que exatamente seu bebê tem ? queria muito uma luz para entender o que está acontecendo, qualquer coisa me chama no whatsapp 12 982007097.

  25. Andressa disse:

    Olá estou com 22 semanas e deu alteração na minha eco morfológica como observação : discreto aumento do 4° ventriculo cerebral e aparente ausencia parcial de vermis cerebelar. Estou sem chão alguma mamãe que possa me ajudar?

  26. Leandro disse:

    Sugiro a todos que tem crianças com problemas de convulsões, e irritabilidade a ler e pesquisar vídeos sobre o tratamento com óleo da canabis

  27. Maria Ivete Da Silva disse:

    Tenho um filho de 3 anos ele teve o diadinostico de Dandy-Walker com 3 meses de gestação passou por 3 cirurgias e graças à Deus hoje com 3 anos e completamente normal teve um pequeno atraso na coordenação motora mais hoje anda fala de tudo é super inteligente não faz uso de nem um tipo de medicamentos

  28. Jessica Aparecida Cunha disse:

    Estou gravida de 6 meses e fui diagnosticado que meu bebe tem a Sindrome de Dandy Walker, segundo o medico esta ” leve” porem não tenho informações sobre o assunto, pois ao perguntar eles não respondem so falam que teho q esperar o nascimento para saber o que fazer ou que sequelas podem ter. Esse esperar e anguatiante, dolorido.

  29. Valéria disse:

    Olá tenho uma filha com está síndrome,foi detectada aos 2 anos d idade,hj ela tem 11.Queria saber se ela ainda pode ter convulsões no futuro?
    E qual o grau está essa síndrome ,já q ela graças a Deus nunca teve convulsão e notei q agora anda dormindo de mais, e tem atraso no desenvolvimento Montoro?

  30. Jéssica disse:

    Olá meu filho foi diagnosticado com síndrome Danby Walker, Dês de o 2 mês,ao 3 mês tive sangramento intenso, os médicos falaram q minha gestação n iria evoluir. Cheguei até 6 meses sangrando e com 2 dedos delatada, placenta deslocada.hj estou com36 sem,e dois dias os médicos estão desinganando meu filho,ele é cardiopata, tem os dois rins almentado,tem sindactilia em uma das mãos. Sou evangélica confio em Deus, vou ter um belo testemunho, e passo essa mensagem as mamães q estão passando por esse mesmo caso, ter fé em Deus, e consagra a vida de seu filho a ele, e lembre a última palavra é do nosso todo poderoso.pra mim já é uma grande Vitória chegarmos até aqui, se ele me revelou que irá me dar esse filho eu espero confiante a ele,no seu milagre.

  31. Ana Cleide disse:

    Convido as mamães a nos seguirem no @famíliadandywalker no instagram

  32. Flávia Dias disse:

    Boa tarde..tenho um filho se é 14 anos, diagnosticado com dandy Walker desde os 3 anos, ñ anda, ñ fala, desde pequeno que ele tem pneumonias, acredito que seja da síndrome, porém quando ele completou 12 anos começaram as convulsões, é queria muito saber se com o passar dos anos ele envez de melhorar vai regredir?, vivo nos hospitais com ele pra tratar as pneumonias..desde já agradeço o apoio, é aguardo as respostas.

  33. JAMERSON PEREIRA MAGALHAES disse:

    Dr meu 1° filho faleceu por causa das complicações dessa sindrome. Qual a probabilidade de na 2a gestação de minha esposa essa sindrome afetar meu 2° filho???

  34. Manuel Oliveira disse:

    Olá Dr. tudo bem? Espero que sim! Tenho um parente que tem seu filho com diagnostico de Síndrome de Dandy Walker e síndrome de Patau…

    Não sei se já foi respondido, existe algum tipo de suplementação de vitaminas que podem evitas os sintomas dessas doenças como a convução e outras que se manifesta da criança?

  35. Jéssica Cunha disse:

    Meu bebê foi diagnosrticado com 13 semanas der gestação com Sindrome de Dandy-Walker, passei a gravidez todo com os médicos falando que ele não iria sobreviver, hoje ele tem 6 meses de vida e estar super saudavel, não toma nenhuma medicação devido a sindrome. Ainda corre risco dele desenvolver hidrocefalia? ou algo pior?

  36. Meu nome é Rita tenho um filho com mal formação alguém, conhece algum grupo de pessoas quê tem isso me coloca lá zap 982025829 disse:

    Meu nome é Rita tenho um filho com essa mal formação Alguém conhece um grupo de pessoas com esses problemas

  37. Daiane Barbosa dos Santos disse:

    Oi eu estava grávida com 21semans já havia feito 4ultrason e até ae tudo normal com 34semans o meu BB parou de mexer fui até o hospital e lá mim encaminhou pra fazer outra ultrassom chegando lá descobri que meu BB tinha sdw tomei um susto o coração estava enorme água no pulmão e mais algumas coisa e os batimentos estava 96no outro dia o meu BB veio a obito foi um baque tive fazer cesária pra tirar ele ,muito triste

Deixe seu comentário: