Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 Fazer o Login

Patrimônio dos araguarinos, Bosque John Kennedy tem história contada em livro

sáb, 20 de junho de 2015 08:58

Da Redação

“Abrindo os Portões da História” foi lançado em setembro do ano passado e desperta atenção dos visitantes

A curiosidade de pessoas que visitam o Bosque John Kennedy, com perguntas sobre sua origem, sua criação, acabou chamando a atenção do educador ambiental Joelson Silvano de Moura. Ele então decidiu resgatar as memórias deste espaço que mantém uma parte da natureza preservada dentro da cidade e o resultado foi a publicação do livro “Abrindo os Portões da História”.

“Abrindo os Portões da História”, de autoria do educador ambiental Joelson Silvano de Moura, registra a história do Bosque John Kennedy

“Abrindo os Portões da História”, de autoria do educador ambiental Joelson Silvano de Moura, registra a história do Bosque John Kennedy

 

A obra de 176 páginas foi resultado de uma pesquisa que levou um ano, feita em 2013. O lançamento aconteceu em setembro do ano passado, mas a história do Bosque ainda continua despertando a atenção dos visitantes. Principalmente depois de uma matéria exibida na televisão. “A procura cresceu bastante depois disso, muitas pessoas procuraram o livro, querem que eu faça palestras em escolas,” contou o autor, graduado em Biologia e Matemática, com especialização em Gestão Ambiental.

O Bosque John Kennedy completa em novembro 116 anos. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Uberlândia revelou que existem no local  113 espécies de árvores nativas. Antes de ter o nome do famoso presidente americano, o Bosque recebeu os nomes de Capão do Mato e, posteriormente, Siqueira Campos.

O livro também contém registros antigos, depoimentos de pessoas que vivenciaram parte da história do Bosque e de artistas que pintam, fotografam e escrevem sobre o local. Também retrata a existência de momentos do passado, como o atrativo deum pequeno zoológico, que deixou saudade em muitos apreciadores e visitantes do parque.

“Até então não havia tantas informações a respeito, mas conseguimos reunir muita coisa. Para muitas pessoas, o Bosque é um simples cercado de mata, mas no livro, consigo mostrar que ele é bem mais do que isso,” concluiu Joelson.

O livro custa R$ 30 e pode ser encontrado nas bancas da cidade ou no próprio Bosque. Sua publicação foi viabilizada graças ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC, da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec.

2 Comentários

  1. Lucas disse:

    Olá, gostaria de um exemplar desse livro.
    Alguém poderia me repassar o contato do autor Joelson.
    Agradeço!

  2. Joelson Silvano disse:

    Boa tarde!!! Pra quem quiser e tiver interesse em adquirir o livro abrindo os portões da História, poentrar em contato pelo email joelsoncontenda@hotmail.com , o pelo facebook : Joelson Silvano de Moura , ou ainda pelo fone (34) 8811-9871

Deixe seu comentário: