Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Pássaros retornam ao habitat natural após serem resgatados pela polícia

sex, 1 de março de 2019 05:14

Da Redação

Na tarde dessa quarta-feira, 27, os agentes da Polícia Rodoviária Federal promoveram a abordagem de um veículo Amarok, de cor prata, com placa de São Paulo, que seguia para o estado transportando gaiolas contendo 26 aves da fauna silvestre.

O 2° Pelotão de Meio Ambiente foi acionado pela PRF para dar apoio na ocorrência registrada no km 42 da BR-050. Conforme informações, os animais silvestres são da espécie canário-da-terra.

Aves foram apreendidas durante abordagem na BR-050

Aves foram apreendidas durante abordagem na BR-050

 

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para participação, por exemplo, em torneios de canto, é necessário que os animais estejam acompanhados de nota fiscal ou pertençam ao plantel de criadouros autorizados, o que não ocorreu em relação aos canários apreendidos na rodovia.

Diante da constatação de infração, a PRF lavrou TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e o autor foi multado em mais de 40 mil reais. Foi realizada a apreensão das aves que, conforme procedimentos de praxe foram examinadas por um profissional de medicina veterinária. O responsável pela inspeção foi o veterinário Rafael de Lima, que ao confirmar o bom estado de saúde das aves liberou para a realização da soltura em habitat natural.

Sobre a ave

O canário-da-terra mede até 13,5 centímetros. É conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha, canário-do-chão, corinha e chapinha. Este passarinho é muito admirado pelo canto forte e estalado. O macho tem um canto de madrugada territorial extenso, áspero, fraseado, bem diferente do canto diurno.

1 Comentário

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Redator,

    CARNAVALESCO completamente BÊBADO DIZ:

    (…)
    – Os HOOPOES, felizes, livres, leves e soltos,plumagem renovada, agradecem !!!
    (…)

    E um Cidadão sóbrio e lúcido diz…

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

Deixe seu comentário: