Parceria objetiva plantio de mais cinco mil mudas em área do córrego das Araras
sáb, 13 de setembro de 2014 00:30Iniciativa serve como compensação de obras da ETE no Distrito Industrial
DA REDAÇÃO – Em fase final no Distrito Industrial, as obras para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) renderam mais uma iniciativa a ser concretizada no município. Após um acordo entre entidades e a CODEMIG-MG, responsável pelos trabalhos, o governo municipal anunciou mais de cinco mil mudas como compensação em relação às árvores retiradas até então.
O palco do plantio será a área de nascente do córrego Ribeirão das Araras, situado nas imediações do bairro São Sebastião. Diante da eficiência e abrangência da iniciativa, o mesmo local será palco de dois projetos voltados para sustentabilidade.
Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira, explicou o acordo. Segundo ele, a ideia foi unir o útil ao agradável.
“A CODEMIG precisa fazer uma compensação da área verde que teve que ser retirada anexa ao Distrito Industrial. Temos um projeto elaborado pela secretaria de Meio Ambiente para revitalização da APP (Área de Preservação Permanente) da nascente das Araras. Por isso, decidimos juntar o útil ao agradável. Priorizamos o espaço, por representar um manancial de suma importância ao município. Com a parceria, enviamos um programa que foi aprovado pelo Supram-Copam, indicando a princípio 1.500 mudas”, explicou.
Essa semana, o secretário de Desenvolvimento esteve na referida área, juntamente com a equipe da secretaria de Meio Ambiente e o engenheiro ambiental da Codemig, Paulo Eugênio. Além da proposta inicial, segundo Clésio de Meira, surgiu uma nova ação a fim de contemplar o projeto de compensação.
“Conseguimos em Belo Horizonte durante a Feira de Conhecimento no Centro de Convenções Expominas-BH, a doação de mais quatro mil mudas junto à Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), com a interveniência da Codemig. Foi uma conquista de grande importância, uma vez que poderiam contemplar qualquer ponto do estado, mas reconheceram o trabalho desenvolvido em Araguari”, comentou o secretário.
Clésio de Meira ainda agradeceu o apoio recebido pelo diretor da Fiemg em Araguari, Mauro Cunha, além do representante da Regional Vale do Paranaíba, presidente Pedro Lacerda. Ao todo, serão plantadas 5.500 mudas no entorno da bacia. A expectativa é que os serviços sejam iniciados no fim deste ano, aproveitando o período das chuvas.
Instalada nas imediações da LMG-748, a ETE promete atender a demanda de todas as empresas do Distrito Industrial, oferecendo uma eficiência e até a reutilização da água para abastecer os serviços do município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...