Parceria entre secretarias amplia ações de inclusão e qualifica atendimento socioassistencial
qui, 12 de fevereiro de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e da SUPIR participam de reunião de alinhamento institucional.
O fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão passa, necessariamente, pelo diálogo entre diferentes setores da administração pública. Em Araguari, os encontros de alinhamento institucional entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Inclusão Social (SUPIR) têm cumprido esse papel estratégico: integrar ações, evitar sobreposições e garantir mais eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Além de promover maior articulação entre as equipes, as reuniões possibilitam a troca de experiências, o compartilhamento de dados e a construção de fluxos de atendimento mais qualificados. O objetivo é claro: assegurar que os serviços socioassistenciais estejam preparados para atender, com sensibilidade e respeito, grupos historicamente vulnerabilizados, ampliando a capacidade de resposta do poder público diante das desigualdades sociais.
Dentro dessa proposta, no último dia 9, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou uma reunião de alinhamento com a SUPIR. O encontro teve como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade, à inclusão e à qualificação do atendimento socioassistencial no município.
Participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eunice Mendes, o superintendente da SUPIR, Marco Túlio Nascimento, além das técnicas de apoio à gestão — as assistentes sociais Patrícia Silva Oliveira e Regiane de Carvalho dos Santos — e a pedagoga Sheila Cristina Vieira Damião.
Como encaminhamento prático do encontro, foi firmada uma parceria para a realização de uma capacitação formativa destinada a técnicos e coordenadores da rede socioassistencial, além de profissionais da própria secretaria. A formação irá abordar temas como relações étnico-raciais, direitos humanos e os direitos da população LGBTQIAPN+, com ênfase no atendimento à diversidade e no respeito às especificidades dos usuários dos serviços.
A capacitação será ofertada pela SUPIR e tem como objetivo instrumentalizar e qualificar os profissionais, promovendo um atendimento mais humanizado, ético e inclusivo, em consonância com os princípios da política de assistência social. A formação está prevista para os dias 17 e 18 de março, reforçando o compromisso da Prefeitura de Araguari com a promoção da igualdade, dos direitos humanos e da inclusão social.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado sex, 12 de junho de 2026
- Sistema OAB-MG lança Programa de Aceleração das Subseções (PÁS) sex, 12 de junho de 2026
- 13ª Conferência Municipal debate fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes sex, 12 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE JUNHO sex, 12 de junho de 2026
- Exposição e livro sobre o fotógrafo Geraldo Vieira ganham destaque na capital do país sex, 12 de junho de 2026
- Secretários escolares participam de capacitação sobre o Educacenso promovida pela Secretaria de Educação sex, 12 de junho de 2026
- Operação da Polícia Militar termina em confronto e morte de suspeito na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de junho de 2026
- Incêndio em residência mobiliza militares da 2ª Companhia de Bombeiros. sex, 12 de junho de 2026
- Araguari se prepara para a Copa do Mundo e incentiva decoração regularizada de ruas e bairros sex, 12 de junho de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia acesso à saúde bucal com entrega de próteses dentárias sex, 12 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...