Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Operação tapa-buracos é retomada após trégua das chuvas

qua, 13 de dezembro de 2017 05:39

por Carolina Rodrigues

Apesar das vias estarem sendo restauradas, o problema de captação pluvial permanece sem solução

Em um curto trajeto por vias da cidade, vários buracos de pequenas e grandes dimensões. Conforme declaração de um morador da avenida Batalhão Mauá, “é muito fácil colocar a culpa nas chuvas. O problema é estrutural e antigo e todos têm uma parcela de culpa”.

Buracos de pequena dimensão na avenida Batalhão Mauá **Gazeta do Triângulo

Buracos de pequena dimensão na avenida Batalhão Mauá
**Gazeta do Triângulo

 

De fato, o problema é antigo; como ressalta o subsecretário de Obras, Inácio Marcelo Gonçalves, um dos principais motivos para os transtornos atuais nas vias é a falta de captação pluvial. Araguari não tem redes suficientes para captar a água, desta forma as chuvas fortes destroem pavimentos e calçadas.

Além da captação pluvial ineficaz, outro problema é a poluição causada pela própria sociedade, ao jogar lixo nas vias e, até mesmo, ao colocar materiais de construção civil em calçadas. A rede não comporta, desta forma o lixo é carregado e ocupa as vias, causando ainda mais estragos; além dos perigos em relação à saúde pública.

Desta forma, o problema dos buracos é sanado, mas a principal causa permanece encoberta, até o momento. A secretaria de Obras continua com a operação tapa-buracos e com a revitalização de pavimentos desgastados, enquanto o problema de captação não é solucionado.

“O pessoal confunde e pensa que o material utilizado nas vias é de má qualidade, mas nós fazemos tudo conforme as normas técnicas. Primeiramente sinalizamos a via, depois é feito um recorte do buraco e, a partir disso, limpamos, ajustamos o terreno, fazemos a emulsão asfáltica e aplicamos a massa asfáltica”, descreve o subsecretário da pasta. Depois deste trabalho, a equipe recolhe o material recortado, encaminhando os resíduos para o local adequado.

De acordo com o secretário de Obras, Jaime Battaglini, os trechos em prioridade, no momento, são aqueles que estão impedindo a mobilidade urbana. De acordo com a programação encaminhada à reportagem do Gazeta do Triângulo, os trabalhos iniciados dia 11 abrangem a rua Vereador Alaor Alves de Melo, no trecho que abarca a rua Coronel José Ferreira Alves até a avenida Teodolino Pereira de Araújo; toda a extensão da avenida Teodolino Pereira de Araújo; rua Marciano Santos; e avenida Batalhão Mauá.

A partir de ontem, 12, a equipe também deu início ao processo na rua Bias Fortes, avenida Theodoreto Veloso de Carvalho e avenida Santos Dumont. O secretário da pasta ressalta que, enquanto o clima favorecer, a equipe trabalhará até o final do ano.

2 Comentários

  1. !!! disse:

    A rua Orlando Cesar Vieira, bairro São Sebastião, está parecendo uma peneira… Só tem buracos!!!

  2. Anônimo disse:

    Faltam muitas galerias e o povo largar de jogar lixo nas que têm. Nós bairros ainda é mais preciso porque eles são planos e a água tende a ficar parada, diferente da parte central que é um terreno meio elevado com subidas e descidas e a água logo escorre.

Deixe seu comentário: