Operação nacional de combate à violência contra idosos passa por Araguari
sáb, 5 de dezembro de 2020 11:37Da Redação
Para combater a violência contra a terceira idade, foi deflagrada, nesta sexta-feira, 4, em todo o país, a Operação Vetus, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, um marco que pretende mudar a política pública de proteção aos idosos no Brasil.

Ações aconteceram nesta sexta-feira, 4
Policiais civis de 26 estados e do Distrito Federal apuraram denúncias e cumpriram mandados e medidas protetivas na ação que foi motivada pelo aumento do número de casos registrados durante o período da crise do novo coronavírus pelo Disque 100 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Inicialmente, em Araguari, foram 14 denúncias apuradas, oito visitas e cinco inquéritos instaurados, conforme apurado pela reportagem. Em 292 municípios do estado, foram cumpridas quase 400 medidas cautelares/protetivas/mandados e cerca de 350 visitas em residências e instituições de longa permanência, empenhando mais de 1.700 policiais civis.
A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.
Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência. As denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

A adolescência deveria ser estendida até os vinte e cinco anos, idoso somente depois dos oitenta.
Assim como existem as palavras discriminatórias, essa palavra idoso é uma das pior. A Gente chama algumas pessoas de senhor ou senhora para haver ali um certo respeito mútuo porque senão o negócio descamba, ainda mais do jeito que as coisas andam atualmente. O certo seria o tratamento”você” que é um tratamento que não envelhece às pessoas ou senão chamá-las pelo nome. Pode falar Sábio também.