Sábado, 20 de Julho de 2024 Fazer o Login

O maior inimigo da Copa do Mundo está sob ameaça

qua, 12 de março de 2014 00:00

Abertura Ficha Técnica

Maior obstáculo do mundial está sob ameaça

Maior obstáculo do mundial está sob ameaça

“Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014. Passava do meio-dia quando os médicos confirmaram a morte cerebral de Santiago Andrade. Atingido por um sinalizador quatro dias antes, o cinegrafista que chegou a ser premiado com reportagens sobre as dificuldades do transporte público, não resistiu aos ferimentos e deixou esposa, filha e três enteados”. Naquele dia, o divisor de águas das manifestações no Brasil estava lançado.

Em junho de 2013, mais de 200 mil brasileiros saíram às ruas em busca de melhores condições de saúde, transporte e educação. O estopim da indignação foi o aumento na tarifa de ônibus em São Paulo. Motivados com o lema “O Gigante Acordou”, os protestos expandiram, ganhando novas proporções para questionamentos populares. O principal deles, o investimento exacerbado de dinheiro público na Copa do Mundo.

Em meio aos manifestantes, surgia um novo movimento, que prometia causar impacto aos detentores do poder. Contra qualquer tipo de controle do Estado e do capitalismo, os Black Blocs faziam da violência um denominador comum como forma de expressão, dividindo a opinião dos brasileiros.

“NÃO VAI TER COPA”

Pouco mais de seis meses depois, o “Gigante” deitou em berço esplendido e o lema “Não vai ter Copa” ganhou força no país. Seguindo o mesmo roteiro de 2013, as manifestações, desta vez, apresentavam cenas diferentes. Ataques, depredações e um cinegrafista morto por suspeitos dos Black Blocs. A mídia entrou em ação, o grupo foi criminalizado e o povo, involuntariamente, se aliou ao principal alvo dos protestos.

A maior sombra da Copa está sob ameaça. Como um órfão abandonado pelos pais, o povo brasileiro clama pelos mesmos direitos, mas não aceita a violência como forma de resistência. Ainda assim, defende que “se ergues da justiça a clava* forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte”.
* porrete, pedaço de pau
.

GIRO PELO MUNDO

REPERCUTIU. Em gesto simples, Neymar acolhe menino sul-africano que invadiu o gramado na África do Sul.

Neymar e Pelé: verdadeiros craques justificam reconhecimento fora dos gramados
Neymar e Pelé: verdadeiros craques justificam reconhecimento fora dos gramados

.

BASTA! Jogador do Uberlândia é o quarto alvo de racismo em uma semana no futebol brasileiro. Suspeito, torcedor do Mamoré foi detido.

SEM BRILHO. Sem atrativos, torneios estaduais são ainda mais ofuscados por Libertadores e a Copa do Brasil

FESTA MELANCÓLICA. Sob os olhares de menos de 10 mil torcedores no Maracanã, Flamengo é campeão da Taça Guanabara. Jogo da quarta divisão inglesa reúne mais torcedores.

FESTA MELANCÓLICA 2.
Não menos amarga foi a despedida do atacante Túlio Maravilha, que deixou os gramados para 36 torcedores em Uberaba, pelo Araxá.

“Aqui é trabalho, meu filho!”. Com Muricy Ramalho, São Paulo supera o Corinthians e encerra jejum de 12 jogos sem vencer clássicos.

NOSTALGIA.
Na Fórmula 1, Williams apresenta linha de carros com novo design e imagem de Ayrton Senna.

DRAMA.  Há mais de dois meses em coma induzido, alemão Michael Schumacher segue sem apresentar respostas.

PIOR QUE LOTERIA. Fifa abre hoje o novo período de ingressos para a Copa. Venda ocorre por ordem de chegada no site oficial.

PAPA-TÍTULOS. Com 20 pontos de vantagem para o vice-líder, Bayern de Munique segue rumo a mais um título do Campeonato Alemão. Em 2013, a equipe faturou tudo o que disputou.

RECUPERAÇÃO. Dois meses depois de fratura na perna, Anderson Silva retoma treinos em busca da redenção.

Arena Amazônia é inaugurada. A pergunta que fica é: para quem?

=================================================

Acesse: fichatecnicafc.blogspot.com.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: