Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Novo valor cobrado para residências sem hidrômetro aumenta em agosto

ter, 16 de julho de 2019 05:29

Da Redação

Está terminando o prazo para que os araguarinos façam a instalação de hidrômetros nos imóveis residenciais que não possuem o aparelho de medição. A medida evitará o aumento no valor das contas de água, que começará a ser cobrado nas leituras realizadas no mês de agosto. Estas deverão ser pagas em setembro.

De acordo com o superintendente da Superintendência de Água e Esgoto, André Fabiano dos Reis, a cobrança seria realizada no início de 2018, mas foi postergada. “Quando mudou a lei demos um prazo de quatro meses para o contribuinte se adequar financeiramente e instalar o hidrômetro. Por pedido dos usuários, prefeito, vereadores o prazo foi estendido em um ano para que as pessoas viessem à Sae para comprar o hidrômetro e instalar. Por isso chamamos a atenção da população, pois, este prazo está chegando ao fim;”

Lei que altera o valor da conta de água e esgoto foi aprovada no começo de 2018

Lei que altera o valor da conta de água e esgoto foi aprovada no começo de 2018

 

Os valores das tarifas variam de acordo com a classificação dos imóveis, nos residenciais, por exemplo, o valor cobrado será de R$ 235,72. Diante disso, para se regularizar, basta adquirir o aparelho. A orientação é de que o usuário faça a solicitação junto à Sae e leve consigo o aparelho juntamente com a nota fiscal. A autarquia está situada à avenida Hugo Alessi, 50, bairro Industrial, sendo que os atendimento são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Mais informações no telefone 3242-3579.

A tarifa para os imóveis residenciais que não possuíam hidrômetro era de R$ 64. Atualmente, na cidade mais de 3,5 mil residências possuem contas não hidrometradas. A situação, segundo André Fabiano dos Reis, causa uma série de prejuízos principalmente relacionados à produção de água no município.

“Não sabemos qual a quantidade real de água que a cidade precisa produzir para atender a todos os usuários. Esse registro é necessário para que possamos nos programar quanto ao consumo mensal e anual da cidade e coibir os casos de uso abusivo da água, além de nos prevenir quando existir possibilidade de falta de água na cidade.”

Os usuários também devem estar atentos ao estado de conservação dos aparelhos e possíveis vazamentos, lembrando que os aparelhos são trocados pelo tempo de uso, ou seja, mais de cinco anos. Nessa fase, o hidrômetro sofre um desgaste natural e, com isso, não marca a quantidade real de água que passa pelo medidor, causando prejuízos não só para a autarquia, como também para o consumidor.

A equipe de funcionários da Superintendência de Água e Esgoto de Araguari também está nas ruas e vem realizando o corte de água em imóveis com ligações clandestinas e de clientes com débito.  Assim, para regularizar a situação os usuários devem ir até a sede da Sae e tomar as devidas providências, que são:

Ligações clandestinas:

– Pagamento da taxa de ligação;

– Comprar e apresentar o hidrômetro.

Devedores:

– Pagamento da taxa de corte;

– Pagamento da taxa de ligação;

– Pagamento ou parcelamento da dívida em atraso.

Após a regularização, a Sae tem o prazo de um dia para retomar o fornecimento de água.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: