Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Novo posto de policiamento é inaugurado pela PM

qua, 18 de dezembro de 2019 05:53

Da Redação

Na tarde, terça-feira, 17, o 53º Batalhão de Polícia Militar promoveu a reinauguração do Posto de Observação e Vigilância (POV), localizado na avenida Minas Gerais cruzamento com a rua Padre Anchieta, antes situado em um ponto em frente ao Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac).

Autoridades se fizeram presentes durante reinauguração do novo POV

Autoridades se fizeram presentes durante reinauguração do novo POV

 

Conforme o cabo Arlindo Rodrigues da Cunha da PM, a mudança de ponto do POV foi uma estratégia de segurança visando maior visibilidade na localização. O posto faz parte de um conceito de ser e fazer polícia ostensiva através da preservação e manutenção da ordem pública e ainda oferece ao policial militar uma capacidade ampla de observação, visibilidade e prevenção.

O POV é indicado para atuar em áreas com demandas críticas das ações de presença policial e operacionalmente viáveis à utilização do recurso, como bairros populosos, proximidade de escolas e grandes centros comerciais, terminais de ônibus e demais pontos de aglomeração e circulação de pessoas. Sendo assim, o militar informou que além da fiscalização rotineira nas redondezas, eventualmente serão realizadas algumas blitzen com o objetivo de intensificar as ações.

O posto leva em conta, entre outros, os seguintes princípios básicos: presença real do policiamento ostensivo como fator inibidor da incidência criminal, decisão conjunta envolvendo os moradores e os militares sobre os locais e horários de necessidade da presença de policiamento. O POV como suporte físico, torna-se o centro de atendimento da comunidade.

“A sociedade e os militares devem se conscientizar para uma nova atitude social, ambos buscando a soma de esforços e preconizando a prevenção. O policial militar deve figurar como orientador, com ênfase para as ações educativas”, destacou o cabo da PM.

Questionado sobre horários de funcionamento e disponibilidade de militares no local, o militar não pode afirmar a frequência exata. Ele explicou que a companhia passa por um momento em que vários policiais estão se aposentando, o que compromete parcialmente o efetivo da corporação. Contudo, ressaltou que a população pode ficar despreocupada, pois, é prevista a presença de ao menos um policial no local.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: