Novembro Azul – Secretaria de Saúde promove diversas atividades durante o mês
sáb, 12 de novembro de 2016 05:15Da Redação
Dia “D” acontece no sábado, 19, na Policlínica “Dr. Oabi Gebrin”
A secretaria de Saúde promove, durante o mês de novembro, diversas atividades para conscientizar o público masculino em relação ao câncer de próstata. Nesse sábado, 12, a equipe organizadora e os voluntários realizarão a tradicional caminhada do “Novembro Azul”, que terá início na praça Farid Nader.
De acordo com a secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, as atividades do “Novembro Azul” tiveram início no dia 4, com uma blitz educativa. “Fizemos a distribuição de folhetos em semáforos do centro da cidade e também entregamos a programação do Dia ‘D’. Todos os motoristas abordados foram orientados e demonstraram interesse em receber informações sobre a campanha”.
Nessa sábado, 12, será realizada a caminhada “Novembro Azul”, com a concentração na praça Farid Nader. A partir das 9h, a equipe iniciará o trajeto, passando pelas principais ruas do centro. “Mais de 100 pessoas se inscreveram como voluntárias para participar da caminhada, então, nossa expectativa é de aproximadamente 150 participantes. Nosso trajeto será pela rua Rui Barbosa, praça Manoel Bonito, avenida Tiradentes, rua Rodolfo Paixão e término na praça Getúlio Vargas. Fizemos folhetos com instruções e vamos divulgar o Dia ‘D’”.
O Dia “D” acontece no sábado, 19, das 8 às 12h, na Policlínica “Dr. Oabi Gebrin”, localizada na avenida Batalhão Mauá, 1336, bairro Santa Helena. Durante a manhã os interessados poderão solicitar os pedidos de exames PSA (Antígeno Prostático Específico) que identifica se há ou não alterações na próstata. “O público-alvo são os homens acima de 40 anos, que também poderão realizar testes de aferição de pressão e dosagem de glicemia, além de testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis”.
Os interessados que não puderam comparecer, poderão solicitar o pedido de exame na Policlínica até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h30 e das 13 às 17h. “Esse pedido não é distribuído nas unidades de saúde, pois é um exame de média complexidade. Até o dia 30, o pedido de exame será distribuído sem a necessidade de realizar a consulta médica, porém, após a data, aqueles que desejarem fazer o exame precisarão passar por uma consulta”.
A expectativa é que haja acréscimo no número de pedidos de exame. “Em 2015, aproximadamente 800 homens fizeram o exame e a expectativa é que haja um aumento de até 25% para esse ano”. Caso o exame apresente alterações, o paciente é encaminhado ao urologista. “Todos os casos que apresentaram alterações foram encaminhados para o médico e aqueles que necessitaram de tratamento no Hospital do Câncer também foram encaminhados. Muitos fizeram o tratamento e alguns receberam alta”.
Segundo a secretária, o câncer de próstata é de alta incidência. “É um câncer com alta incidência, porém, se descoberto no início, a chance de cura é de 100%. É inconcebível nos dias de hoje que um homem perca a vida por falta de um tratamento que tem resultados tão positivos, por isso é essencial que todos façam esse exame, sem preconceito, medo ou vergonha. É uma importante ação de prevenção para a saúde”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...