Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Novas restrições ‘às vésperas’ do Dia dos Namorados preocupam comerciantes em Araguari

ter, 8 de junho de 2021 10:14

Da Redação

O Dia dos Namorados é comemorado no próximo dia 12

No próximo sábado, 12, comemora-se o dia dos namorados no Brasil. A data é marcada por declarações, demonstrações de afeto e de carinho e, principalmente, troca de presentes.

Enquanto a Europa e os Estados Unidos comemoram o ‘’Valentine’s Day” (Dia de São Valentim) – dia dos namorados – em 14 de fevereiro, no Brasil, a data dos casais é celebrada no dia 12 de junho, desde 1948, e a principal razão para isso é o comércio.

O publicitário João Doria, pai do atual governador do estado de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), “inventou” a data com o objetivo de aumentar o volume de vendas. Em tese, a inspiração para a invenção da data foi o dia das mães. Porém, o mês de junho foi escolhido em razão da comemoração do dia de Santo Antônio, conhecido como o ‘santo casamenteiro’.

Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta um crescimento de 29,4% nas vendas do varejo brasileiro para o Dia dos Namorados 2021 em relação à movimentação registrada em 2020. Após a queda histórica do ano passado, quando houve redução de 25,3% na comparação do mesmo período de 2019, a expectativa é que os apaixonados movimentem R$ 1,8 bilhão no Brasil neste ano. O setor de vestuário, calçados e acessórios deve responder por 44% das vendas.

Estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Offer Wise Pesquisas, indica que 58% dos brasileiros pretendem realizar compras para o Dia dos Namorados, sendo que 66% deles devem presentear a esposa ou esposo e 31%, os namorados. O chamado ‘autopresente’ também estará em alta, já que 72% pretendem comprar algum produto ou contratar algum serviço para a data, com destaque para roupas (39%), perfumes, cosméticos e maquiagem (25%) e underwear (19%).

A CNC aponta que, além do comércio de bens, o 12 de junho deve impulsionar também o segmento de serviços, como restaurantes, salões de beleza e centros de estética. E para driblar as questões impostas pela pandemia, a expectativa é que os namorados mesclem compras nas lojas físicas com pedidos pelos canais digitais.

Em Araguari, o comércio local vê o Dia dos Namorados como uma das melhores épocas em vendas e consumo de serviços no município.

Procurado pela Gazeta do Triângulo, o empresário e presidente da Associação do Comércio de Alimentos de Araguari (ASCOMARI), Gleiston Pereira, informou que as medidas restritivas para evitar a terceira onda da Covid-19 devem diminuir as vendas. “O Dia dos namorados é considerado em nosso segmento um dos melhores dias do ano. Com certeza, nessa semana, teremos menos pessoas trabalhando na data e o faturamento vai cair, cortes serão necessários. Assim, reforçamos para que as autoridades não meçam esforços para manter o comércio aberto. Precisamos urgentemente de vacinas e mais leitos em nosso município”, comentou. “Para nosso segmento de bares e restaurante é inevitável a queda das vendas, nosso faturamento vai cair e, com isso, cai a geração de empregos”, finalizou.

A reportagem também falou com Pedro Luiz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari), a respeito da situação na cidade, e o empresário esclareceu que estava em reunião, buscando uma solução para o caso. “Estamos reunidos com a diretoria para debatermos essa situação. Sabemos o quanto essa data é importante para os lojistas e vamos tentar reverter essa situação”, disse. A CDL, até o fechamento desta edição, estava articulando uma tentativa de evitar prejuízos nas vendas para os comerciantes locais.

A princípio, de acordo com as novas normas sanitárias instituídas pelo Poder Público, via decreto municipal, o funcionamento das atividades estaria restringido no sábado, teoricamente principal dia para o consumidor adquirir os produtos para presentes na ocasião especial.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: