Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Justiça Eleitoral avalia como ‘tranquila’ as eleições municipais em Araguari

ter, 17 de novembro de 2020 21:58

Da Redação

Durante as eleições municipais ocorridas no último domingo, 15, a Polícia Militar registrou 20 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais, sendo quatro alusivas à boca de urna. De acordo com o balanço divulgado pelo comando do 53º Batalhão de Polícia Militar, sete pessoas foram presas ou conduzidas a prestar esclarecimentos. Apesar dos registros, o pleito deste ano foi tranquilo e sem contratempos que pudessem prejudicar a escolha dos candidatos em Araguari.

A Polícia esteve presente nos locais de votação da cidade

A Polícia esteve presente nos locais de votação da cidade

Em entrevista, a juíza eleitoral Ana Régia Santos Chagas fez um balanço positivo do evento na cidade. “Os eleitores flagrados em situação de crime de boca de urna foram conduzidos ao Fórum. A Polícia Civil também estava presente, incluindo o delegado de plantão, que autuou todos em flagrante e tomou as devidas providências. Uma pessoa foi conduzida por crime de transporte de eleitores e liberado mediante pagamento de fiança. Mesmo com esses registros, de modo geral, podemos destacar a tranquilidade das eleições, pois, ocorreu dentro do previsto”, disse.

Segundo ela, entre outras situações que precisaram do apoio policial, está a aglomeração de eleitores nas proximidades de locais de votação. “A PM agiu rapidamente nesses casos para evitar a aglomeração e, ao final do dia houve uma interrupção da transmissão de dados por conta de um problema no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas após as 21h fomos retomando e, por vota de 22h30 já havíamos encerrado o nosso trabalho, que correu sem novos contratempos”, ressaltou.

Diante de um ano atípico e repleto de particularidades, por conta da pandemia do novo coronavírus, foram feitas mudanças e adaptações, tanto para eleitores quanto mesários. Sendo assim, a juíza afirmou que foram seguidos todos os protocolos repassados antes da votação. Além disso, todas as urnas apresentaram o devido funcionamento.

Conforme balanços divulgados pela PM, em Uberlândia, foram presas seis pessoas devido à propaganda de boca de urna, sendo dois deles candidatos. Em Uberaba, outras duas pessoas foram presas por propaganda de boca de urna e houve outra prisão por violação do sigilo do voto. A Polícia Federal também atuou com sobrevoos de drones em locais de votação, principalmente nas regiões de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

 

Dados do estado

O gabinete institucional de Segurança de Minas, que inclui as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, registrou 440 ocorrências relacionadas às eleições municipais no Estado. Destas, 267 são de boca de urna e 358 são de pessoas presas ou conduzidas para prestar esclarecimentos. Durante todo o dia de votação, 58 candidatos a prefeito e vereador foram detidos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: