Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Incêndios em vegetação continuam mobilizando os bombeiros de Araguari

sáb, 12 de setembro de 2020 10:37

Da Redação

Foram atendidas mais de 30 ocorrências no último plantão

Foram atendidas mais de 30 ocorrências no último plantão

O período de estiagem segue impiedoso com a vegetação em Araguari e proximidades. Para se ter uma ideia, no último plantão do Corpo de Bombeiros local foram atendidas mais de 30 ocorrências, a maioria relacionada a incêndio em propriedades rurais.
Na fazenda Olhos D’água, o sinistrou durou toda a tarde de anteontem, causando danos enormes no local, atingindo cerca de 30 hectares. Nesse atendimento, os militares contaram com o auxílio de uma empresa do ramo agropecuário.

O período de estiagem segue imperioso com a vegetação em Araguari

O período de estiagem segue imperioso com a vegetação em Araguari

Na mesma tarde, o CBMG foi acionado para combater um incêndio em área de preservação permanente na Fazenda Marília, proximidades da Contenda, sentido Araguari/ Indianópolis, queimando cerca de 14 hectares.

Os bombeiros informaram que o local se trata de uma mata fechada, sendo que as chamas ameaçavam propagar para a sede da propriedade, onde se encontram um barracão, uma casa de madeira, maquinários, além da lavoura de café. Foi realizado o combate utilizando técnicas de ataque indireto, com a construção de aceiros com auxílio de maquinário, linha fria e linha de arrefecimento, visando proteger os imóveis e a lavoura.

Após controlarem o incêndio, os militares fizeram o rescaldo e a vistoria do local. Foram utilizados 35.000 litros de água, dois tratores com carretatanque e apoio de nove pessoas.

Na noite anterior, também no trecho de acesso ao munícipio de Indianópolis, o Corpo de Bombeiros revelou um incêndio em vegetação típica de cerrado as margens da rodovia LMG-748, pouco antes da escola da Contenda.

A combustão propagava em três focos, produzindo grande quantidade de fumaça e prejudicando a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela estrada, pois era grande o risco de acidentes automobilísticos naquele movimentado trecho.

Atuou na ocorrência o Auto Bomba Tanque (Caminhão Bombeiro Militar de combate a incêndio). Com técnicas de resfriamento e uso de 4.500 litros de água, o sinistro foi contido, eliminando chamas e fumaça, e retomando as condições normais de trafegabilidade e ar respirável.

Antes disso, em outra data, os militares combateram um incêndio duarante a madrugada às margens da MG-223,
com muita fumaça e grande risco de acidentes. Foi queimada uma extensão de 2 km.
A guarnição BM trabalhou por mais de uma hora para debelar as chamas.

Denúncias sobre focos de incêndio devem feitas através do telefone 193.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: