Quinta-feira, 14 de Março de 2024 Fazer o Login

Aumento de casos da covid-19 chama a atenção da população para importância do isolamento social

ter, 22 de setembro de 2020 16:58

Da Redação

- Mesmo com o comércio aberto, população devem manter o isolamento, para que as autoridades de saúde possam rastrear a circulação do vírus

– Mesmo com o comércio aberto, população devem manter o isolamento, para que as autoridades de saúde possam rastrear a circulação do vírus

As notificações relacionadas à covid-19 aumentaram consideravelmente após 15 dias do último feriado prolongado de 7 de setembro – primeiro feriado nacional desde que os estados e municípios começaram a relaxar as medidas de isolamento social. Conforme verificou a reportagem, neste período foram contabilizados 459 novos registros positivos da doença em Araguari. Os números passaram de 2.572 para 3.031 casos confirmados. Atualmente, há ainda 1.457 suspeitas sendo monitoradas. A média móvel de casos nos últimos sete dias ficou em 40,9%.

Já os óbitos causados pela doença que, na referida data eram 63, subiram para 72 notificações. Nesta segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde informou mais um óbito positivo ocorrido no final de semana, referente à um paciente residente que estava hospitalizado na Santa Casa. O homem tinha 56 anos. Além desse caso, foi registrado ainda um óbito suspeito para covid-19: a paciente residia no município do Prata e tinha 82 anos também estava internada em Araguari.

Desta forma, a média móvel de mortes, por sua vez, chegou à 0,7%. A taxa de ocupação de leitos se manteve alta no referido período. O boletim municipal ressalta que 95% dos leitos de UTI estão ocupados, tendo 19 pacientes internados. Outros 16 estão em enfermaria. O informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por sua vez, aponta para 2.996 diagnósticos da doença, 479 acompanhamentos e 73 mortes. Felizmente, o número de pacientes recuperados também tem vem crescendo: são 2.444.

Mas, os dados ainda chamam a atenção para a importância de serem mantidas as medidas preventivas, como por exemplo, o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e, principalmente, o isolamento social considerado a principal medida eficaz contra o novo coronavírus. Os critérios elencados pelas autoridades sobre o isolamento social têm embasamento e servem para reduzir a intensidade de infecções, visto que a aproximação com alguém é infectado é suficiente para o contágio da doença. Desta forma, os estudos indicam que a adoção de estratégias de isolamento social surte efeito, em média, de 10 a 14 dias, após o início da medida – mesmo período de incubação do vírus.

Diante disso, a administração municipal pede conscientização da população, principalmente aos finais de semana e feriados, quando tem sido intensificado os trabalhos de fiscalização. A mobilização tem como objetivo de minimizar os riscos de contágio por covid-19. A força-tarefa é composta pela secretaria de Fazenda (setor de tributação) e demais servidores, com apoio do 53° Batalhão de Polícia Militar. A força-tarefa trabalha 24 horas por dia e denúncias podem ser feitas pelo número (34) 99158-3100 (whatsapp).

A reportagem verificou ainda que essa tendência de crescimento dos casos tem sido vista em toda região. A cidade vizinha – Uberlândia, por exemplo, continua em segundo no ranking das cidades com maior número de casos da doença. São 24.956 moradores diagnosticados com a covid-19 e 511 mortes. A capital mineira, Belo Horizonte está em primeiro, tendo registrado até o momento, 38.173 mineiros infectados, sendo que 1.167 não resistiram. O balanço da SES-MG ressalta ainda que a taxa de letalidade permanece em 2,5% em Minas Gerais e 573 municípios já tiveram mortes relacionadas à pandemia, além de 271.194 casos da doença que deixou 6.727 mortos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: