Domingo, 05 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é Janeiro Branco?

qui, 4 de janeiro de 2018 05:12

Abertura-neuropse

1-O que é Janeiro Branco?

Janeiro, simplesmente o primeiro mês do ano que significa um início, várias possibilidades. A cor branca foi escolhida porque simboliza a PAZ, a pureza, a base e a partir da qual tudo é possível, além da cor refletir todas as cores do espectro.

Quem cuida da mente, cuida da vida!

E por que a cor branca? Uma vez que branca é a cor a partir da qual toda outra cor pode aparecer, se destacar, existir e acontecer como um projeto, como uma possibilidade – assim como a partir de uma folha em branco qualquer história pode ser escrita ou reescrita. A cor branca nos possibilita qualquer ideia, qualquer criação, qualquer ousadia, qualquer realização. O Branco possibilita inícios e (re)inícios, partidas e convites à criatividade.

2-Qual a real importância do cérebro?
Tal como o coração, o cérebro merecia igualmente ser alvo de campanhas públicas de prevenção, pois necessita estar saudável para dar o seu melhor!
O estado de saúde mental depende do estado biológico global e cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde, afirma que não existe definição “oficial” de saúde mental; no dicionário médico Medilexicon, saúde mental é “emocional, comportamental, e maturidade social ou normalidade; a ausência de um transtorno mental ou comportamental; um estado de bem-estar psicológico em que se conseguiu uma integração satisfatória dos anseios instintivos aceitável para si mesmo e de um meio social; um equilíbrio adequado de amor, trabalho e lazer.

3-Qual o objetivo da campanha?

Janeiro Branco significa ações em saúde mental que é uma campanha idealizada e iniciada por psicólogos da vizinha cidade de Uberlândia em 2014 que tem como objetivo primordial convidar toda a nossa sociedade a refletir e desenvolver ações voltadas para o campo da saúde mental com ênfase no bem estar, na qualidade de vida e no equilíbrio existencial. Hoje essa campanha espalhou nacionalmente.

4-Quais são os problemas de saúde mental mais frequentes?

Ansiedade
Mal-estar psicológico ou stress continuado
Depressão

Bipolaridade
Dependência de álcool e outras drogas
Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia

Suicídio.

5-Qual a importância das doenças mentais?
Milhões de pessoas em todo mundo são afetadas por desordens mentais, neurológicas e comportamentais, que podem causar um imenso sofrimento, isolamento social, diminuição da qualidade de vida e até aumento da mortalidade.
As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, estigmatizadas, excluídas ou marginalizadas, devido a falsos conceitos.
As pessoas afetadas por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito. Não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas antes apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.
Pouco mais haverá para dizer neste campo, cada um deve entender quando precisa de apoio, seja por perda, desgosto ou outra situação externa o importante é não se isolar, consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional e lembre-se que somos todos iguais e na presença de sintomas procure o médico e o psicólogo o quanto antes.

6-Esta campanha parece ter grandes chances de se tornar tão popular quanto grandes campanhas como a do Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste sentido, como é o planejamento de vocês? Há uma busca por espaço na mídia? Existe algum plano de financiar o projeto?
Por enquanto a Campanha ainda se encontra em uma fase inicial, crescendo de forma espontânea, livre, democrática, plural e horizontal, encontrando apoio maciço dos psicólogos que a conhecem e, uma coisa superinteressante e legal: encontrando, também, apoio por parte dos Conselhos Regionais de Psicologia que cruzam com o seu caminho!
O  planejamento dos idealizadores é a espontaneidade a liberdade criativa por parte dos psicólogos que querem lutar por uma humanidade com mais Saúde Mental! Pedimos apenas para de defendam uma visão positiva, propositiva, proativa, ampliada, holística, humanista, social, ecológica e consciente de Saúde Mental em nome do Janeiro Branco.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: