Sábado, 04 de Maio de 2024 Fazer o Login

Neuropsi – O que é empatia?

qui, 18 de janeiro de 2018 05:38

Abertura-neuropse

1-O que é empatia? 

Empatia (do grego: em = em + pathos = emoção, sentimento) é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que passa em sua mente, como e por que se sente assim, porém não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores.

O que é empatia?

O que é empatia?

 

A empatia parte da aceitação, de compreender que os sentimentos de uma pessoa são possíveis na situação em que ela se encontra, mesmo que se fôssemos nós na mesma situação tivéssemos outro tipo de atitude.
Dito em palavras mais simples e como um exemplo, para nós pode não ser muito importante o fato de não termos irmãos, mas para outra pessoa pode ser. Nesta situação, a pessoa empática colocaria de lado a sua “escala de importância” para entender o sofrimento do outro a partir da “escala de importância” dele.

2-Quando demonstramos empatia? 
Podemos ser muito empáticos, mas se não demonstrarmos e se não colocarmos em prática, isso não serve para nada. Dito isto, vamos enumerar algumas ocasiões em que podemos utilizar a empatia:

– Quando sabemos ouvir e compreender os sentimentos do outro sem estar dependentes de nós mesmos e das nossas próprias palavras.
– Quando não usamos apenas palavras para consolar. Também um abraço, um tapinha no ombro, um beijo e uma carícia nos fazem ser mais empáticos.
– Quando estamos com alguém que tem um problema e o ajudamos, por exemplo, com o nosso senso de humor.
– Quando nos expressamos com delicadeza e cortesia.
– Quando não mostramos atitudes de aborrecimento, irritação e cansaço diante daquilo que os outros nos contam.
– Quando não fazemos um comentário, uma piada ou uma brincadeira que sabemos que vai chatear o outro.
– Quando fazemos, por exemplo, um idoso ou uma criança compreenderem que os entendemos.
– Quando ajudamos a resolver problemas e somos capazes de acalmar os outros.

3-Como ser uma pessoa empática?

O primeiro requisito para ser uma pessoa empática é deixar de lado a fração egocêntrica de sua personalidade e reconhecer que as ideias e soluções que são boas e adota para si, podem não ser boas para as demais pessoas.
O contrário da empatia é o autoritarismo, porque as pessoas autoritárias acham que todas as outras devem adotar e seguir suas próprias ideias e sentimentos, que elas acham ser as únicas “verdadeiras” e que, por isso, devem impô-las aos demais. Além de que elas possam estar erradas, há de haver compreensão pelos sentimentos e reações das outras pessoas.
Indivíduos empáticos sabem que nem sempre o que pensam e sentem deve também ser pensado e sentido pelos demais. Cada pessoa lucraria muito se examinasse o motivo pelo qual o outro, que é diferente e que diverge de si, pensa e sente nas mais diversas experiências de vida. Tentar compreendê-lo, ao invés de simplesmente rechaçá-lo, seria benéfico para ambos. Empatia não significa concordar com a outra pessoa, mas compreendê-la e respeitá-la em suas ideias e sentimentos.

4-Quando não demonstramos empatia? 
Por outro lado, também podem existir momentos e situações em que não mostramos empatia:

– Quando acreditamos que os nossos problemas são os únicos que existem no mundo.
– Quando não escutamos os outros.
– Quando julgamos e fazemos comentários que machucam.
– Quando não oferecemos um sorriso, um gesto amável ou uma carícia aos outros.
– Quando fazemos sempre algo pelos outros na esperança de receber em troca.
A empatia é uma boa habilidade para colocar em prática, pois nos permite compreender os outros. Mas também é imprescindível termos cuidado ao praticá-la em excesso, para não nos desconectarmos de nós.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: