Terça-feira, 09 de Julho de 2024 Fazer o Login

Natal Luz tem pré-abertura com coral e orquestra

qui, 5 de dezembro de 2013 22:10

Natal LuzO Natal Luz de Uberlândia teve início essa semana e, cumprindo as expectativas, já está encantando toda a população. A pré-abertura da programação aconteceu na última terça-feira (3), às 20h, na Arena Sabiazinho, com a apresentação do coral e da orquestra do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Por cerca de uma hora, o público apreciou um repertório com alusão ao Natal e ao encerramento de ano, mas também composto por peças não natalinas. O coral e a orquestra fazem apresentações do gênero todos os anos, e em 2013 foram inseridos na programação do Natal Luz. O trabalho foi idealizado pelos professores das áreas de cordas, de musicalização e de canto coral do Conservatório e as apresentações contam com alunos regularmente matriculados na escola. A regência da apresentação ficou por conta de Marcos Petrônio.

Projeto Natal Luz 

O Natal Luz foi lançado no mês passado e de acordo com a secretária de Governo, Rosângela Paniago, não se trata de uma programação oficial da Prefeitura, mas de toda a cidade. Rosângela destacou que uma das propostas é resgatar o espírito natalino, em especial o nascimento de Jesus e valores como paz, harmonia e alegria.

Durante todo o mês de dezembro, o projeto pretende levar música, dança, teatro, iluminação e a real essência do Natal à população com o envolvimento de mais de dois mil artistas para as cinco regiões da cidade. Cerca de meio milhão de micro lâmpadas de LED e outras luzes iluminarão vários pontos da cidade, como avenidas, praças e prédios públicos. A praça Tubal Vilela, por exemplo, ganhará uma árvore com 20 metros de altura e feita com aproximadamente 150 mil micro lâmpadas. As avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto receberão cortinas com mais de 20 mil lâmpadas LED entre o Fórum e a praça Clarimundo Carneiro. Ambientes como o Museu Municipal, Oficina Cultura, Igreja do Rosário, Centro de Fiação e Tecelagem, Mercado Municipal, Coreto da praça Clarimundo Carneiro, Casa da Cultura e Teatro Municipal terão criações especiais. Já no Parque do Sabiá um túnel de luzes na ponte e um cenário lúdico no parquinho infantil Mundo da Criança vão compor a decoração.

Os idealizadores do projeto, conscientes sobre as questões ambientais, deram a devida atenção a temas ligados à sustentabilidade. Assim, serão montadas duas árvores de Natal feitas com garrafas PET. Uma delas, com cinco metros de altura, na Praça Coronel Carneiro, onde também será montado um presépio; e outra, com quatro metros, no Centro Administrativo Municipal. Os enfeites foram produzidos com cinco mil garrafas PET, bambus e copos plásticos.

As mais de 100 apresentações culturais acontecerão em quase 20 espaços diferentes como as praças Cícero Macedo, Tubal Vilela e Sérgio Pacheco, o Teatro Municipal e Casa da Cultura, além de praças e poliesportivos.

Quanto à abertura oficial, a iluminação em todos os pontos será ativada no dia 6 de dezembro, dia em que o Papai Noel chegará à Praça Sérgio Pacheco e a programação será oficialmente aberta com show do cantor Agnaldo Rayol. A Casa do Papai Noel, reformada e com nova decoração, será aberta na mesma data.

O Natal Luz é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Governo, e conta com vários parceiros, como a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesi, Uberlândia Refrescos, Convention & Visitors Bureau, dentre outros segmentos da sociedade.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: