Natal gera empregos temporários no comércio araguarino
qua, 20 de novembro de 2019 05:04por Laura Alvarenga
Os enfeites natalinos e ofertas de diversos produtos estão estampados nas vitrines das lojas, um atrativo convidando o público a ir às compras. Fim de ano é uma época agitada para todos os setores e, consequentemente, aumenta a necessidade de mão de obra, especialmente no comércio.
Neste período, é comum acontecer contratações de profissionais temporários para suprir a intensa demanda. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Araguari (Acia) esta é a melhor época para faturar e, em 2019, o município registrará cerca de 500 empregos formais, além de outros 1.000 informais. Essas contratações acontecem principalmente envolvendo costureiras, manicure, cabelereira, transportadora, táxi e uber, carros de som e seguranças.
Devido ao grande fluxo de pessoas nas ruas do centro da cidade, durante o mês de dezembro, até o dia 24, véspera de Natal, as lojas costumam atender em horários especiais, que se estendem parcialmente a cada semana. Sendo assim, no intuito de preservar a manutenção da cidade, o presidente da Acia, Leonardo Daher de Melo, adiantou que, “solicitamos ao prefeito Marcos Coelho diversas melhorias, para que o consumidor e os empresários das ruas comerciais tenham mais segurança e conforto”.
Os recursos básicos mencionados pelo presidente da associação envolvem a limpeza das ruas; recolhimento do lixo duas vezes ao dia; maior quantidade de lixeiras espalhadas pelas vias da cidade; apoio das polícias Civil e Militar em relação à segurança das lojas e dos clientes; cuidados com a iluminação pública, verificando as luzes queimadas para serem trocadas com mais agilidade; renovação das pinturas estratigráficas; atuação dos agentes de trânsito espalhados pelas ruas centrais em auxílio aos motoristas; serviço de jardinagem completo nas praças Manoel Bonito e Getúlio Vargas; tradicional decoração natalina, adiamento nas obras de reforma da praça Manoel Bonito no período das festas; além do apoio em apresentações artísticas e feiras de artesanato.
Em entrevista concedida à reportagem da Gazeta do Triângulo no início do mês de novembro, o secretário de Obras, Expedito Castro Alves, confirmou a instalação da decoração natalina nas principais ruas da região central, além de pontos turísticos da cidade, como o Palácio dos Ferroviários, por exemplo.
Na ocasião o secretário também informou que, a intenção é reutilizar a iluminação do ano anterior. Contudo, caso haja melhora no cenário econômico da cidade nas próximas semanas, existe a possibilidade de um investimento incluindo novas ornamentações. De qualquer maneira, a expectativa é para que a decoração seja concluída até o dia 4 de dezembro.
Segundo informações da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Minas Gerais, a festividade vai mobilizar quase 120 milhões de pessoas nos principais centros comerciais do país, com uma média de R$ 125,00 por presente. O levantamento aponta que 77% dos consumidores devem presentear alguém no Natal, ou seja, aproximadamente 119,8 milhões de brasileiros irão às compras.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Audiência Pública debate futuro do Indústria do lítio no Vale do Jequitinhonha qui, 14 de maio de 2026
- Norte exporta 350 toneladas de mel qui, 14 de maio de 2026
- Parlamentares reforçam apoio às pautas do agro em encontro no Sistema Faemg Senar qui, 14 de maio de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo executa obra de calçamento nos bairros Santo Agostinho e Santa Rita qui, 14 de maio de 2026
- FAMEP revitaliza quadra esportiva no Monte Moriá qui, 14 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MAIO qui, 14 de maio de 2026
- Novo Fórum de Araguari completa cinco anos como referência em modernização, cidadania e acesso à Justiça qui, 14 de maio de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 14 DE MAIO qui, 14 de maio de 2026
- Drogas e arma de fogo são apreendidas em residência no bairro Bela Suíça após várias denúncias qui, 14 de maio de 2026
- Campeão mundial de capoeira é recebido com festa em Araguari qui, 14 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
