Mutirão visa agilizar recebimento do seguro DPVAT às vítimas de trânsito
ter, 12 de julho de 2016 05:31por Talita Gonçalves
Com o objetivo de garantir atendimento rápido às vítimas que buscam receber a indenização do seguro obrigatório contra acidentes de trânsito, a Justiça de Araguari realizou nesta segunda-feira, 11, uma nova edição do Mutirão de DPVAT, promovido pela 3ª Vara Cível no Fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti. Durante o período da manhã, haviam sido realizadas 72 audiências dos 144 processos previstos para o dia todo.

Mutirão de DPVAT tem como objetivo agilizar os acordos entre vítimas de acidente que solicitam indenização e seguradora
Segundo Márcio José Tricote, juiz de Direito da 3ª Vara Cível, a demanda em Araguari é muito alta e a iniciativa ajuda a reduzir os índices de processo na Comarca. Para isso, são convocadas as partes que ajuizaram a ação e os advogados que representam a seguradora. Os processos são cobranças de indenizações em que o indenizado não concordou com o valor pago pela seguradora e decidiu entrar na Justiça.
Um dos diferenciais é a possibilidade de realizar a perícia médica no local, uma vez que três médicos peritos foram disponibilizados no mutirão pela Justiça. “Um dos entraves do processo é justamente a realização da perícia. Quando ela é realizada aqui, abreviamos este tempo e temos condições de dar uma sentença rápida,” explica o juiz.
João Batista Silva sofreu um acidente de moto em 2008. Entrou com o pedido do seguro algum tempo depois e ainda não recebeu. Precisou colocar nove pinos em uma das pernas e espera que a audiência ajude a resolver a situação. “Achei a iniciativa boa, agora é esperar,” disse.
DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o “seguro obrigatório” que é pago anualmente junto com a primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única. O pagamento do DPVAT garante a indenização em caso de acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas.
A administradora do DPVAT é a Seguradora Líder. Para solicitar indenização, não é necessário intermediários. A partir da data em que aconteceu o acidente de trânsito, a vítima ou seus beneficiários têm prazo de até três anos para acionar o seguro.
Nos acidentes que resultam em invalidez, em que o acidentado necessitou de tratamento ou ainda encontram-se na realização do mesmo, os três anos de prazo começam a ser contados a partir da data do laudo conclusivo do Instituto Médico Legal (IML) ou a data da alta definitiva no relatório médico.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DNIT contrata nova ponte na BR-365 sex, 14 de agosto de 2026
- INAES e ADM firmam parceria para impulsionar bioeconomia no Norte de Minas sex, 14 de agosto de 2026
- RADAR – 14 DE AGOSTO sex, 14 de agosto de 2026
- Araguari reforça prevenção e combate aos incêndios florestais durante a estiagem sex, 14 de agosto de 2026
- Café do Cerrado Mineiro: qualidade, sustentabilidade e um novo olhar para o futuro sex, 14 de agosto de 2026
- CONTADOR EXPLICA – 14 DE AGOSTO sex, 14 de agosto de 2026
- Centenário do jornalista Mário Nunes é homenageado em exposição promovida pela faec sex, 14 de agosto de 2026
- Redes de confiança impulsionam negócios liderados por mulheres no Triângulo Mineiro sex, 14 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE AGOSTO sex, 14 de agosto de 2026
- Pavimentação da Estrada do Monjolinho avança e amplia investimentos da Prefeitura de Indianópolis na zona rural sex, 14 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...