Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mutirão de limpeza contra dengue é realizado nos bairros de Araguari

ter, 26 de março de 2019 05:25

Da Redação

O surto de dengue em Araguari e região têm preocupado os munícipes, além de estar superlotando as unidades de saúde. Diante disso, secretaria municipal de Saúde através do departamento de Controle de Doenças e Zoonoses, tem intensificado ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que também causa a febre chikungunya e o zika vírus.

Durante a ação, foram retiradas das residências, lotes e terrenos baldios, em torno de 30 toneladas de materiais inservíveis

Durante a ação, foram retiradas das residências, lotes e terrenos baldios, em torno de 30 toneladas de materiais inservíveis

 

Diante disso, os trabalhos foram intensificados principalmente nas áreas com maior índice larvário constatado no último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). No sábado, 23, por exemplo, as equipes realizaram um mutirão de limpeza nos bairros Miranda e Paraíso, que apresentaram índices superiores a 5% no referido levantamento, que é uma classificação de risco.

A mobilização teve início às 7h e contou com cerca de 150 pessoas, incluindo os agentes de combate a endemias, funcionários da secretaria de Meio Ambiente, da Superintendia de Água e Esgoto (SAE), além da mão-de-obra e equipamentos das secretarias de Agricultura e de Serviços Urbanos para a retirada do lixo.

De acordo com o coordenador do Departamento, Vicente de Paula Marques de Oliveira, durante a ação, foram retiradas das residências, lotes e terrenos baldios, em torno de 30 toneladas de materiais inservíveis — possíveis criadores do mosquito. Também aconteceu o recolhimento de cerca de 100 pneus que posteriormente foram encaminhados ao Ecoponto da cidade. Além das residências, também ocorreu a limpeza em 10 lotes vagos.

“A mobilização foi bastante produtiva. Havia grande quantidade de possíveis focos nos bairros, mesmo com a visitação dos agentes semanalmente, por isso chamamos a atenção da população para manter seus quintais limpos e dar continuidade ao trabalho realizado. Somente assim teremos êxito em conseguir acabar com a doença em nossa cidade,” disse.

Os agentes aproveitaram para identificar nos quintais exemplos de depósitos que podem ser tampados, como caixa d’água e tambores. Eles também avaliam os recipientes com potencial para servir de criadouro e orientaram o morador quanto aos cuidados que podem ser tomados para evitar a presença de focos do mosquito da dengue.

Além dos mutirões de limpeza, também houve nas últimas semanas um trabalho de bloqueio de transmissão com a técnica Ultra Baixo Volume (UBV) ou fumacê como é conhecido popularmente e orientação aos moradores dos bairros. O cronograma segue com atividades na região do bairro Novo Horizonte, que receberá a equipe no próximo sábado, dia 30. Seguindo a programação, no dia 6 de abril as equipes estarão nos bairros Goiás parte alta, São Sebastião e Alan Kardec.

No dia 13, seguem para os bairros Santa Terezinha e Independência. Diariamente, os agentes comunitários também estão promovendo visitações nas residências e fazendo o bloqueio através da bomba costal (UBV leve) principalmente em terrenos baldios e casas abandonadas.

Araguari está entre as cidades que apresentam números preocupantes relacionados aos casos de dengue segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado no início deste mês. O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira, 25, que o número de casos de dengue no país aumentou de 62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período deste ano (até 16 de março). O número de mortes pela doença também cresceu, em 67%, passando de 37 para 62. Com isso, a pasta pede que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população reforcem os cuidados para combater o mosquito transmissor da doença.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: