Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Município ultrapassa o número de 100 casos confirmados de covid-19

qui, 4 de junho de 2020 11:27

Da Redação

 

Município continua investigando óbitos suspeitos

Município continua investigando óbitos suspeitos

O número de casos do novo coronavírus em Araguari ultrapassou 100 confirmações na última terça-feira, 2. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 104 pacientes infectados e que seguem em monitoramento, sendo 11 casos suspeitos internados. Há ainda dois óbitos suspeitos aguardando o resultado de exames laboratoriais.

No entanto, os referidos dados ainda não foram atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O boletim estadual divulgado na manhã desta quarta-feira, 3, aponta para 24 confirmações na cidade, sendo que 16 pacientes se recuperaram da doença. Sobre este cenário, o prefeito Marcos Coelho ressaltou a preocupação da prefeitura em proteger a população. “Estamos passando por um momento difícil e todos devemos nos unir. Assim, a nossa gestão está trabalhando em conjunto com outros setores e órgãos da cidade para garantir a segurança da população e evitar a disseminação do novo coronavírus. Nosso objetivo principal é diminuir os riscos de contágio, ” destacou.

Diante disso, a principal orientação continua sendo o distanciamento social, manter os cuidados básicos relacionados a higienização pessoal e de ambientes, além do uso do álcool gel e máscara. O aumento do número de casos foi verificado em toda a região do Triângulo Mineiro. Segundo os dados do informativo estadual, Uberlândia se destaca por ser a segunda cidade com maior número de notificações no estado. O município possui 1.010 casos segundo balanço da SES-MG, entretanto, dados do próprio município apontam que são mais de 1.300 moradores diagnosticados e cerca de 90% dos leitos de UTI dedicados à covid-19 estão ocupados.

Diante da evolução de casos, o município decidiu estabelecer novas normas para o funcionamento do comércio, que incluem o fechamento dos estabelecimentos aos sábados e domingos, além da restrição de funcionamento, das 10h às 18h, durante a semana, sem escalonamento e incluindo o setor de bares e restaurantes, que estava funcionando até as 23h. As regras foram adotadas após deliberação do núcleo estratégico do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. “Eu pedi muito, solicitei muito ao povo ajuda. Entendo a impaciência do povo, mas eu sou obrigado a tomar essa medida. E se for necessário, eu tomarei outras medidas”, disse Odelmo Leão.

As atividades de shopping centers, autoescolas, lava jatos e lavanderias, que demandavam medidas excepcionais, também devem se adequar aos novos horários e suspender o funcionamento nos finais de semana. Já os segmentos que continuam proibidos de abrir são: academias, casas noturnas, cinemas e instituições de ensino. A capital Belo Horizonte praticamente está para atingir a marca de 2.000 infectados: são 1.978 moradores contaminados até o momento.

Juiz de Fora é a terceira cidade com maior concentração de infectados, são 595. O coronavírus já se espalhou por 453 municípios do estado, em aproximadamente de três meses, desde a confirmação do primeiro caso. O número representa 54,5% das 853 cidades pertencentes ao estado. Nas últimas 24 horas, Minas Gerais atingiu um novo recorde: 1.017 pessoas receberam o diagnóstico positivo para a doença, assim, o estado chega à 12.010.

Esta é a maior quantidade de diagnósticos, no curto período de um dia, desde o começo da pandemia, em março. Houve ainda 306 mortes em função da doença. O número de falecimentos também pode aumentar significativamente ainda nos próximos dias, uma vez que a SES-MG ainda analisa 201 óbitos suspeitos para a infecção. Em coletiva de imprensa, o secretário da pasta, Carlos Eduardo Amaral, explicou que o aumento de notificações relacionadas à doença, se deve a intensificação das testagens que vem sendo realizadas nos municípios mineiros. “Se nós estamos tendo muitos casos confirmados, mas o número de óbitos vem aumentando dentro de uma ascendência, mantendo a proporção, indica que nesse momento, o aumento de casos confirmados seja simplesmente porque estamos testando mais, não uma aceleração muito grande da curva”, finalizou o secretário.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: