Município realiza campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos
qui, 17 de setembro de 2015 07:54Da Redação
Equipes da secretaria oferecem a vacina gratuitamente aos sábados, em diversos pontos da cidade
Começou no último sábado, 12, a campanha de vacinação antirrábica na cidade. Equipes da secretaria de Saúde estiveram em 21 pontos fixos para atender os donos que levaram os animais de estimação para receber a dose da vacina. Na zona rural, as equipes começaram a garantir a imunização de cães e gatos do município no dia 1º de setembro, trabalho que deve se estender até o dia 3 de outubro.
Segundo a veterinária do Departamento de Zoonose da secretaria de Saúde, Amanda Regina Pereira Pedroso, neste primeiro dia da campanha, 3.573 animais foram vacinados na cidade. Na zona rural, foram 2.326, entre os dias 1º e 12. “Ultrapassamos a média, que geralmente é de 2.800 aplicações. O pessoal levou seus animais em massa,” comentou.
A vacina é recomendada para cães e gatos que tenham mais de três meses de idade. Caso os animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários precisam aguardar a melhora deles. Não há contraindicação para animais gestantes e em fase de amamentação.
No ano passado, a campanha não foi realizada porque o Ministério da Saúde não liberou as vacinas. Neste ano, Araguari recebeu 21 mil doses.
Em uma reportagem recente à Gazeta do Triângulo, a veterinária afirmou que é fundamental o apoio dos donos para ajudar a conter os animais. “Os vacinadores são treinados para a aplicação, mas pedimos para que os donos levem a focinheira e prendam bem os animais, evitando tumultos, pois teremos cães e gatos no mesmo local”.
Na zona urbana, serão disponibilizados em média 20 pontos estratégicos, aos sábados (19 e 26 de setembro e 3 de outubro) durante todo o dia até às 17h, fixos e sinalizados. Os proprietários devem estar atentos para os locais de vacinação.

Campanha de vacinação antirrábica: cães e gatos do município livres da raiva
A raiva é transmitida ao homem principalmente através da mordedura e saliva do animal infectado. Apesar de conhecida desde a Antiguidade, a raiva continua sendo um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, especialmente a transmitida por cães e gatos, em áreas urbanas, mantendo a cadeia de transmissão animal doméstico/homem.
O vírus afeta o sistema nervoso central, causa um quadro clínico característico de encefalite aguda, decorrente da sua multiplicação entre os neurônios. Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Nos raros casos em que houve melhora, a assistência médica implica em altos gastos. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Polo atrai investimentos para Montes Claros qua, 26 de março de 2025
- Uberlândia tem 49 casos de tuberculose ter, 25 de março de 2025
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...