Município estrutura rede hospitalar e constrói leitos para receber pacientes com COVID-19
ter, 31 de março de 2020 05:07por Samara Arruda
Em reação ao avanço da infecção humana causada pelo coronavírus, os municípios mineiros têm implantado medidas de enfrentamento à doença. Em Araguari, mesmo tendo apenas casos suspeitos sendo monitorados, o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento ao COVID-19 juntamente com a secretaria de Saúde, realizaram estudos para aumentar o número de leitos e organizar a rede hospitalar do município.

Leitos estão sendo criados e unidades ampliadas para atender aos pacientes
Em entrevista, o secretário de Saúde Guilherme Afonso, ressaltou que a estratégia imediata para atender os pacientes se o número de casos aumentarem é a Policlínica Dr. Oabi Gebrim, no bairro Santa Helena. A unidade conta com aproximadamente 1.800 metros quadrados, tendo salas de recepção e espera e aproximadamente 16 consultórios de clínica geral, enfermaria, vestiários, banheiros, estacionamento e um anfiteatro, capaz de comportar 150 pessoas. “A ampliação de leitos vem de encontro à organização hospitalar e ao enfrentamento da doença, assim, a priori a nossa estratégia mais rápida é a Policlínica, pois, no local teremos à disposição de 25 a 30 leitos,” contou o secretário.
Logo pela manhã desta segunda-feira, 30, equipes de trabalho também foram vistas fazendo a limpeza e trabalhando nos blocos do prédio onde funcionou o hospital municipal, no bairro Miranda. O local será transformado em um hospital de campanha com pelo menos 40 leitos. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até a segunda quinzena de maio. “Foram realizados estudos sobre o prédio e o projeto finalizado na última semana. Em nosso plano de enfrentamento hospitalar existem diversos graus de risco, e o referido prédio seria a nossa referência para hospital de campanha, colocando à disposição da comunidade maior número de leitos para tratamento. O recurso desta obra é proveniente do Fundo Municipal de Saúde e realocação de verba obtida por meio do deputado federal Zé Vitor (PL/MG),” afirmou.
A utilização do prédio recebeu apoio dos vereadores que se posicionaram favoráveis. Para eles, o local teria espaço suficiente para tratamento dos pacientes. “O antigo hospital já esta pronto, só precisa ser readequado. Pode não ser o ideal, mas nesta questão de emergência ele atenderá muito bem, por isso, solicitei ao Ministério Público Federal a utilização do prédio, com apoio do prefeito Marcos Coelho, dos colegas vereadores e o deputado Zé Vitor, que abraçaram a ideia e caso o problema se agrave, vamos poder tratar nossa gente com mais dignidade. Também temos a informação de que mais de 70 profissionais estão aguardando a convocação para começar a atuar na cidade e se necessário, vamos passar os recursos das emendas individuais para que a obra se concretize o mais rápido possível,” afirmou Douglas Vieira Rodrigues Tosta (PP).
Na Santa Casa, por sua vez, estão sendo construídos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 apartamentos que serão disponibilizados para atendimentos de pacientes com COVID-19. A obra teve início no último sábado, 21, e a previsão de término é para a segunda quinzena de abril. O incentivo financeiro de custeio para a ampliação da rede de atendimento no valor aproximado de R$ 1.300.000,00 é proveniente a uma ação administrativa e que foi devolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) à Santa Casa de Misericórdia de Araguari, bem como, o recurso no valor de R$ 1 milhão conquistado pelo o deputado Zé Victor e que inicialmente seria utilizado para a construção do calçadão da rua Rui Barbosa.
Com relação ao Hospital Santo Antônio de Araguari, foi feito um contrato de ampliação que disponibilizará de 15 a 20 leitos para o atendimento. Na guerra contra o coronavírus, o Brasil tem erguido hospitais de campanha e ampliado os leitos de UTI, mas não existe ainda um número oficial de quantos novos leitos serão criados em todo o país. O Governo de Minas, por exemplo, informou que um hospital de campanha no Expominas, em Belo Horizonte irá oferecer cerca de 800 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
