Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município anuncia informatização na Saúde e em cemitérios locais

qua, 21 de julho de 2021 08:14

Da Redação

Secretaria municipal de Saúde implanta modernizações na pasta

A prefeitura de Araguari, nos últimos dias, tem anunciado modernizações em áreas do serviço público dentro do município. Assim, nesta segunda feira, 19, foi divulgado, por meio da Secretaria municipal de Obras, com o departamento dos cemitérios municipais de Araguari, a implantação do processo de informatização de dados dos registros de óbitos, alvarás e todos os protocolos existentes nos campos santos do município.

Com o serviço digitalizado, os responsáveis pelos cemitérios terão o acesso facilitado à informação necessária para sanar as dúvidas das famílias, visando melhorar o atendimento ao público.

A Secretaria de Obras é responsável pelos cemitérios Bom Jesus, Park, dos Distritos de Amanhece e Piracaíba, e das comunidades de Florestina, Campo Redondo e Santo Antônio.

Ainda no sentido de avanço tecnológico, a Secretaria municipal de Saúde passará a adotar o atendimento por prontuário eletrônico, em parceria com a empresa Sonner – Sistema Integrado de Gestões Públicas.

Dessa maneira, a pasta pretende facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e garantir mais segurança no atendimento da população.

A prefeitura informou que todos os dados do paciente ficam registrados desde o primeiro atendimento, em qualquer uma das unidades de saúde do município.  O histórico com todas as informações de quem é atendido é salvo e armazenado no sistema integrado da rede pública de saúde de Araguari.

Hoje, 21, às 10h, no Palácio dos Ferroviários, representantes da Secretaria de Saúde e técnicos em tecnologia realizam entrevista coletiva para dar maiores explicações sobre o funcionamento de todo processo.

A informatização nessas áreas é extremamente positiva, e pode evitar fraudes e erros.

Em 2020, foi deflagrada a Operação ‘Fura Fila’, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram investigadas pessoas que facilitavam marcações de exames, consultas e procedimentos médicos eletivos, de média e alta complexidade, para pacientes indicados, sem obedecer a ordem cronológica de entrada de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), determinada por lei. Irregularidades quanto à venda de túmulos e em serviços de reforma no Cemitério Bom Jesus da Cana Verde também já foram apuradas pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguari, foi informado que, com a informatização do sistema, a intenção da gestão atual é inibir casos semelhantes, uma vez que, com a informatização e registro dos atos da administração, a fiscalização é mais eficaz, dificultando a possibilidade de fraudes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: