Multa para quem joga lixa na rua depende da aprovação dos vereadores
qui, 12 de novembro de 2015 08:51por Adriano Souza
O simples, mas costumeiro ato de jogar lixo nas ruas pode custar ao infrator que for pego praticando esse ato em Uberlândia. Isso, se a Câmara Municipal de Uberlândia aprovar o projeto de Lei de autoria do vereador Ismael Costa (PT), que entrou na pauta de votação e deve ser avaliado nos próximos dias. Denominado “LIXO ZERO” (PL 1197/2015) tem o objetivo de educar e ajudar na conscientização do cidadão que joga lixo na rua pela aplicabilidade de uma multa de R$ 50,00, cada vez que a infração for cometida.

Foto: Divulgação
A matéria entrou na ordem do dia na Casa nesta quinta-feira, 12, e estava em primeira discussão. “Temos que declarar uma guerra ao LIXO, não podemos ficar submissos diante do crescente acúmulo de resíduos em Uberlândia, nós sabemos que por meio dele vem as doenças, a proliferação de insetos e animais peçonhentos. A multa no primeiro momento tem a função de provocar um “susto” nas pessoas, mas o objetivo maior é gerar a conscientização, impedir que o lixo seja jogado em local impróprio. Sabemos que em “países desenvolvidos”, as multas para quem descumpre a Lei referente ao lixo são altíssimas. De certa forma, estamos recorrendo àquele velho ditado popular: ‘quando tem que colocar a mão no bolso, as coisas mudam’. Não queremos aumentar impostos e nem gerar mais tributação. O que precisamos é lutar por uma cidade mais limpa, por isso a multa é aparentemente alta, todavia, no cumprimento dela a cidade ficará melhor para todos e todas”, justificou o autor da proposta.
Costa está otimista quanto à aprovação do PL por seus pares. “Acredito que será aprovado por mais que esteja falando em multa para a população. Conversei com os segmentos sociais que tratam a realidade do lixo no município de Uberlândia e todos foram unânimes em aumentar a rigidez no combate ao lixo, principalmente em lugares públicos. A medida punitiva tem que ser mais consistente para gerar a conscientização de fato.”
Em defesa à sua proposta, o vereador disse que o projeto LIXO ZERO retrata um dos maiores problemas enfrentados no Planeta que, embora haja esforços de muitos, encontra-se ainda sem solução, que é o lixo produzido pelas pessoas. Muitos são os riscos causados pelo acúmulo de lixo, impactando em enchentes e emissão de gases tóxicos. “A pessoa que abre um pacote de bala e descarta a embalagem numa calçada, poderá descartar também latinhas de refrigerantes ou qualquer outro produto em local impróprio para este fim, talvez pense que seu ato não fará diferença, porém está enganado. Em nosso dia a dia podemos verificar grandes quantidades de lixos/resíduos sólidos deixados pelos frequentadores, que não se preocupam em transportar seus lixos até um equipamento próprio para este fim” argumentou o vereador.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Empresa anuncia investimento em Poços qui, 13 de novembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 13 DE NOVEMBRO qui, 13 de novembro de 2025
- ARAGUARI VÔLEI – 13 DE NOVEMBRO qui, 13 de novembro de 2025
- VIRA-LATA – 13 DE NOVEMBRO qui, 13 de novembro de 2025
- Situação de casas abandonadas na Rua Bias Fortes motiva cobrança de vereador durante sessão ordinária da Câmara Municipal qui, 13 de novembro de 2025
- Previsão aponta tempo firme em Minas Gerais e pancadas isoladas no Triângulo Mineiro qui, 13 de novembro de 2025
- Suspeitos são presos pela Polícia Militar por receptação e desobediência qui, 13 de novembro de 2025
- Polícia Civil apreende máquina agrícola avaliada em R$ 190 mil em Tupaciguara qui, 13 de novembro de 2025
- TORNEIO DE FUTEBOL CELEBRA OS 15 ANOS DO 53º BPM qui, 13 de novembro de 2025
- IMEPAC abre seleção 2026.1 com oportunidades em oito graduações presenciais qui, 13 de novembro de 2025
> > Veja mais notícias...
