Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Motoristas que ainda não receberam o CRLV devem procurar Delegacia de Polícia Civil em Araguari

ter, 3 de setembro de 2019 05:45

Da Redação

Desde o último domingo, 1º de setembro, está sendo cobrado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para veículos registrados em Minas Gerais. Entretanto, mesmo estando em dia com o pagamento, muitos motoristas afirmam que ainda não tem a documentação de 2019 em mãos. Nestes casos, a orientação é consultar no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a situação do veículo.

Através do endereço eletrônico www.detran.mg.gov.br, é possível obter informações acerca dos motivos do não recebimento, uma vez que o documento somente é emitido após o pagamento de todas as taxas devidas, estando incluídos o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículo Automotor), o Seguro Obrigatório, Licenciamento e multas, caso haja alguma.

Em entrevista, o delegado Wilton José Fernandes responsável pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Araguari, ressaltou ainda que, se o motorista está em dia com os referidos pagamentos, o documento pode ter sido encaminhado ao setor de trânsito da Delegacia. “O CRLV é enviado pelos Correios por meio de carta registrada e para recebê-lo, é preciso que alguém assine na hora da entrega. Pode acontecer ainda de serem excedidas três tentativas de entrega no endereço cadastrado no banco de dados do Detran ou, caso o endereço do proprietário não esteja atualizado. Assim, ele fica à disposição do proprietário no setor de trânsito,” explicou.

Caso não tenha recebido o documento, o motorista deve procurar a Delegacia de Polícia Civil de Araguari

Caso não tenha recebido o documento, o motorista deve procurar a Delegacia de Polícia Civil de Araguari

 

No município, pelo menos 600 documentos estão à disposição dos proprietários na Delegacia. Diante disso, o proprietário deve procurar a Delegacia situada à avenida Mato Grosso, 334, no bairro Paraíso. O atendimento é realizado de 8h30 as 18h. Segundo ressaltou o delegado, o CRLV pode ser retirado pelo titular que precisa apresentar documento de identificação com foto ou parentes de primeiro grau, como pais e filhos. Para pessoas sem vínculo com o proprietário, é preciso ter em mãos uma procuração registrada em cartório e documento de identificação.

Nas ruas, durante a abordagem, se o motorista afirmar não ter recebido o documento, os policiais farão a consulta no sistema para verificar a situação do veículo. Se estiver em dia, será liberado, caso contrário, o condutor poderá ter seu veículo apreendido. Os donos de veículos que ainda não quitaram o imposto devem providenciar o pagamento, para não se sujeitarem às penalidades. No entanto, o ideal é ter o certificado em mãos, pois, há casos em que o sistema está fora do ar, afirmam os militares.

Assim, basta fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas. Para impressão da segunda via do boleto de multa, é preciso acessar o site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG).  Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, gera infração gravíssima, cujo valor é R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a remoção do veículo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: