Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Motoristas de vans se mobilizam contra edital e dificuldades enfrentadas pelos estudantes

sáb, 23 de fevereiro de 2019 05:38

Da Redação

Grande número de motoristas se reuniu na tarde de ontem, 22, em frente à prefeitura indo, posteriormente, à sede da secretaria de Educação, para cobrar informações quanto ao serviço de transporte escolar para o ano letivo de 2019.

Na ocasião, os profissionais do setor e pais de alunos foram recebidos pelo secretário de Educação Werley Macedo e pela secretária de Administração Thereza Christina Griep. Também estiveram presentes os vereadores Paulo do Vale (PV) e Sebastião Joaquim Vieira (PSL), bem como a Polícia Militar que compareceu ao local devido ao clima de tensão.

Motoristas se reuniram na secretaria de Educação para cobrar informações sobre o serviço de transporte escolar para o ano letivo de 2019

Motoristas se reuniram na secretaria de Educação para cobrar informações sobre o serviço de transporte escolar para o ano letivo de 2019

 

Os vanzeiros demonstraram sua insatisfação quanto à demora para organizar o transporte no município, uma vez que das 32 unidades escolares de Araguari, 27 iniciaram as aulas.  Enquanto isso, estudantes que precisam do transporte escolar oferecido pela prefeitura, estão passando por dificuldades para chegarem à escola, visto que este é previsto para voltar com o retorno das escolas municipais, em 11 de março.

Os alunos da zona rural são os mais prejudicados; tanto na questão de faltas escolares quanto perda de conteúdo, durante esse período. “Os alunos que iniciam o último ano do ensino médio, precisam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e terão uma grande defasagem no conteúdo. Precisamos que a secretaria de Educação entenda essa dificuldade,” ressaltou Juliana Campos, mãe de um estudante.

O edital de licitação que garante o serviço de transporte escolar será divulgado no dia 28. Sobre isso, os profissionais afirmam que não haverá meios de cumprir com as alterações propostas pelo documento. “Entre as mudanças está o prazo de sete anos para a utilização dos veículos de transporte. Isso é um absurdo, pois, não temos condições de trocar de veículos em um prazo tão curto. Também estamos insatisfeitos quanto ao trajeto e mudança nos pontos de embarque e desembarque de alunos na zona rural de Araguari, que serão deixados longe de suas casas devido à alteração dos pontos. A prefeitura nos cobra um serviço bem feito, mas não nos dão condições de executar,” comentou um prestador do serviço que preferiu não se identificar.

Sobre as aulas, o secretário Werley Macedo informou que os estudantes não serão prejudicados, pois, o calendário com os dias letivos previstos em Lei, foi adaptado à realidade do município. “As aulas serão repostas aos sábados e as atividades estão programadas. Estamos ouvindo as demandas e trabalhando para divulgar o edital de licitação para contratar a empresa que prestará o serviço. Diante disso, no dia 11 de março todos os alunos terão acesso ao transporte.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: