Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mostra gratuita de dança acontece hoje à noite na praça Getúlio Vargas

sex, 13 de julho de 2018 05:09

Da Redação

Festival de Inverno é promovido pela Escola Arabesque de Dança juntamente à 9ª edição da Feira Sabor Cultural

Nesta noite acontece a 11ª Mostra de Inverno da Escola Arabesque de Dança. Nessa edição, o espetáculo será “A menina que vendia fósforos”, baseado no conto natalino do dinamarquês Hans Christian Andersen; a história de uma pobre menina que precisava vender fósforos para ajudar a família. “São apresentações de aproximadamente 190 bailarinas de ballet clássico, street dance e dança contemporânea”, conta o diretor administrativo da escola e produtor da peça Agostinho Tozzo.

Conto natalino “A menina que vendia fósforos” será apresentado de forma gratuita na praça

Conto natalino “A menina que vendia fósforos” será apresentado de forma gratuita na praça

 

O espetáculo foi assistido pela primeira vez na apresentação anual do Arabesque, em dezembro do ano passado no Cine Teatro Odette e sofreu adequações para comportar a estrutura da praça. “São trechos da apresentação, mas a história inteira vai passar no palco. No Odette, fiz o palco todo, uma boca de cena de 14 metros; coloquei roldanas para troca de cenário, mas na praça não tem como”, afirma. Aproveitamos o palco existente na praça e as coreografias precisaram ser readaptadas; é quase fazer outro festival” conta Agostinho Tozzo.

Mesmo com as alterações, a expectativa é positiva, coloca o produtor. “Acho que vai ser lindo, o de dezembro foi muito bonito. Teve um trabalho de interpretação muito bom das meninas, o cenário dialogou fortemente com o público. Lá na praça haverá apenas um cenário, onde acontece o ponto central da história, mas terá a sua beleza, pois ele é todo feito à mão pelo Flávio Arciole”, conta.

Para Tozzo, o importante é levar cultura à cidade. “É oportunizar o bailarino colocar em prática, o público a conhecer, ter contato com a cultura. A dança tem uma linguagem que abrange todos os tipos de arte: você tem música de boa qualidade, tem artes plásticas, os cenários são todos pintados à mão, além da criação e interpretação também”, diz.

Segundo ele, o evento é gratuito para atingir pessoas que normalmente não tem acesso a esse tipo de apresentação. “Precisamos que a cidade tenha contato com isso, consuma cultura. É uma forma de cumprirmos uma obrigação social de oferecer cidadania. É um trabalho, é custoso financeiramente, mas não podemos ficar olhando as dificuldades, temos que ver o resultado. Acho que é um compromisso que temos e pretendemos, enquanto conseguirmos, levar adiante”, diz.

No ano passado, aproximadamente mil e quinhentas pessoas estiveram na mostra de inverno e um público semelhante é esperado para esse ano. Junto ao evento acontece a 9ª Edição da Feira Sabor Cultural – Gastronomia, Arte e Cultura, que ocorre hoje e amanhã, 14. “Toda a família vai poder aproveitar o evento, visto que será uma feira gastronômica e também haverá artesanato e brinquedos”, afirma Tozzo.

Tozzo relata que um espetáculo desses não é barato. “A grande dificuldade é a financeira. Bancar isso não é fácil. Esse ano, temos o apoio da Faec, da prefeitura, porém, é na questão de logística, da emissão de alvarás, cessãode espaços.O custo físico de cadeiras, sanitários, estrutura, etc. a escola banca integralmente com o auxílio dos pais, o que é fundamental. Sem eles, possivelmente, a escola não conseguiria realizar o evento”.

Novo espetáculo

A Escola Arabesque de Dança está planejando o novo espetáculo a ser apresentado no final do ano. O produtor adiantou à Gazeta do Triângulo que o tema será a construção familiar dentro de uma casa, mas não deu detalhes. “A ideia está em construção. O Flávio tem feito os desenhos, elaborando as maquetes e a Marília Tozzo vai que trabalhar com a convivência da família dentro de uma casa com as meninas”

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: