Mostra gratuita de dança acontece hoje à noite na praça Getúlio Vargas
sex, 13 de julho de 2018 05:09Da Redação
Festival de Inverno é promovido pela Escola Arabesque de Dança juntamente à 9ª edição da Feira Sabor Cultural
Nesta noite acontece a 11ª Mostra de Inverno da Escola Arabesque de Dança. Nessa edição, o espetáculo será “A menina que vendia fósforos”, baseado no conto natalino do dinamarquês Hans Christian Andersen; a história de uma pobre menina que precisava vender fósforos para ajudar a família. “São apresentações de aproximadamente 190 bailarinas de ballet clássico, street dance e dança contemporânea”, conta o diretor administrativo da escola e produtor da peça Agostinho Tozzo.

Conto natalino “A menina que vendia fósforos” será apresentado de forma gratuita na praça
O espetáculo foi assistido pela primeira vez na apresentação anual do Arabesque, em dezembro do ano passado no Cine Teatro Odette e sofreu adequações para comportar a estrutura da praça. “São trechos da apresentação, mas a história inteira vai passar no palco. No Odette, fiz o palco todo, uma boca de cena de 14 metros; coloquei roldanas para troca de cenário, mas na praça não tem como”, afirma. Aproveitamos o palco existente na praça e as coreografias precisaram ser readaptadas; é quase fazer outro festival” conta Agostinho Tozzo.
Mesmo com as alterações, a expectativa é positiva, coloca o produtor. “Acho que vai ser lindo, o de dezembro foi muito bonito. Teve um trabalho de interpretação muito bom das meninas, o cenário dialogou fortemente com o público. Lá na praça haverá apenas um cenário, onde acontece o ponto central da história, mas terá a sua beleza, pois ele é todo feito à mão pelo Flávio Arciole”, conta.
Para Tozzo, o importante é levar cultura à cidade. “É oportunizar o bailarino colocar em prática, o público a conhecer, ter contato com a cultura. A dança tem uma linguagem que abrange todos os tipos de arte: você tem música de boa qualidade, tem artes plásticas, os cenários são todos pintados à mão, além da criação e interpretação também”, diz.
Segundo ele, o evento é gratuito para atingir pessoas que normalmente não tem acesso a esse tipo de apresentação. “Precisamos que a cidade tenha contato com isso, consuma cultura. É uma forma de cumprirmos uma obrigação social de oferecer cidadania. É um trabalho, é custoso financeiramente, mas não podemos ficar olhando as dificuldades, temos que ver o resultado. Acho que é um compromisso que temos e pretendemos, enquanto conseguirmos, levar adiante”, diz.
No ano passado, aproximadamente mil e quinhentas pessoas estiveram na mostra de inverno e um público semelhante é esperado para esse ano. Junto ao evento acontece a 9ª Edição da Feira Sabor Cultural – Gastronomia, Arte e Cultura, que ocorre hoje e amanhã, 14. “Toda a família vai poder aproveitar o evento, visto que será uma feira gastronômica e também haverá artesanato e brinquedos”, afirma Tozzo.
Tozzo relata que um espetáculo desses não é barato. “A grande dificuldade é a financeira. Bancar isso não é fácil. Esse ano, temos o apoio da Faec, da prefeitura, porém, é na questão de logística, da emissão de alvarás, cessãode espaços.O custo físico de cadeiras, sanitários, estrutura, etc. a escola banca integralmente com o auxílio dos pais, o que é fundamental. Sem eles, possivelmente, a escola não conseguiria realizar o evento”.
Novo espetáculo
A Escola Arabesque de Dança está planejando o novo espetáculo a ser apresentado no final do ano. O produtor adiantou à Gazeta do Triângulo que o tema será a construção familiar dentro de uma casa, mas não deu detalhes. “A ideia está em construção. O Flávio tem feito os desenhos, elaborando as maquetes e a Marília Tozzo vai que trabalhar com a convivência da família dentro de uma casa com as meninas”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
