Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Morre Aloisio Nunes de Faria

qui, 19 de abril de 2018 05:09

por Márcio Marques

Corpo do jornalista foi enterrado ontem no Cemitério Senhor Bom Jesus

Na madrugada de ontem, Araguari perdeu um grande nome da imprensa local, o jornalista Aloisio Nunes de Faria, vítima de um aneurisma dissecante da aorta.Natural de Araguari, casado com Eliane Rocha de Faria e pai de Leonardo, Julianae Aloísio Filho, ele estudou nas escolas Padre Damião, Santo Antônio e Estadual. Cursou Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Aloisio Nunes de Faria

Aloisio Nunes de Faria

Aloisio teve seu primeiro emprego aos 12 anos, na gráfica do jornal Gazeta do Triângulo, como aprendiz de tipógrafo. Nessa ocasião conheceu e fez amizade com vários araguarinos de renome que atuavam na imprensa de nossa cidade, como Alarico Assunção, Fernando Paulo de Lima, Neiton de Paiva Neves, Mário Nunes, João Domingos, Professor Walter Leite, Dr. João Nascimento de Godoy e Abdala Mameri.

Posteriormente, trabalhou na Tipografia São José, que na época era a gigante na área tipográfica do Triângulo Mineiro e Sul de Goiás. Lá, graças aos conhecimentos adquiridos na Gazeta, Aloisio era escalado para editar jornais e revistas de clientes de várias cidades.

Trabalhou também como chapistano Informador Comercial e Industrial de Araguari e prestou serviço em outras empresas na área contábil, comoAgrofértil, Transcol, Eme – Eletro Mecânica – onde exerceu também o cargo de Diretor Administrativo, porém nunca deixou o jornalismo, que realmente era sua vocação.

Em 1972, fundou o seu primeiro jornal, o Panorama de Araguari, informativo que teve como sócio o empresário Antônio Carlos Bonolo. Em 1983, fundou a Tipografia Araguari juntamente com nosso amigo Luciano Siqueira e compraram o Jornal Ventania.  No mesmo ano, foi um dos fundadores do Jornal de Araguari, que funcionou até 1990, sob sua direção. Em 1994, projetou e foi um dos fundadores do Diário de Araguari, jornal que dirigiu em duas ocasiões na gestão da empresa Eical. Fundou e dirigiu ainda os jornais Araguari Hoje e Folha de Araguari.

No serviço público, atuou como diretor do Departamento de Imprensa da prefeitura de Araguari, nas gestões dos prefeitos Miguel Domingos Oliveira (1992/96) e Milton de Lima Filho (1997/2000). Foi também vice-presidente da Faec e secretário de Gabinete no governo do prefeito Marcos Coelho de Carvalho.

Ainda no jornalismo, em 2005 iniciou seu trabalho na internet com a edição do blog Portal de Araguari, atualizado diariamente até os dias de hoje. Também na rede mundial de computadores, atuou como editor da versão online da Gazeta do Triângulo.

Participou como diretor em entidades de representação de classe, das quais citamos a Associação dos Contabilistas e ACIA Araguari.

Foi sócio fundador do Rotary Araguari Sul. Foi Venerável da Loja Maçônica Brasil Central nº 10. Atualmente era assessor de comunicação da Associação Comercial e Industrial de Araguari.

NOTA DO EDITOR: Aloisio foi sem dúvida um dos grandes nomes do jornalismo de Araguari e região. Deixa uma imensa lacuna nas páginas da história de nossa cidade. Foi responsável pelo lançamento de grandes profissionais do jornalismo, que hoje atuam em diversos órgãos de comunicação do Brasil e até mesmo do exterior. Ao grande companheiro de lutas diárias o que podemos desejar é que descanse em paz e sentiremos saudades.

7 Comentários

  1. Johnny disse:

    Triste. Um cara bom levado pra Céu muito cedo..

  2. Inocêncio Nóbrega Filho disse:

    Convivi, jornalisticamente, com o Aoisio Nunes. Homem que transcedia fronteiras do Triângulo Mineiro para se irmanar a um modesto nordestino, da Paraíba, como eu. 1930 nos ensinou essa lição. De berços tão distantes mantívemos pontos de vista tão próximos, ele que me acalentou no seu portal de araguari, por vários anos. Iremos todos, mas ele seguiu antes de nós, para jamais voltar. Sua bagagem de autêntico jronalista, entretanto, ficou, a fim de que tenhamos um permanente contato com sua memória.

  3. JOSÉ EUSTÁQUIO VALVERDE MORAIS disse:

    Com surpresa recebemos a triste notícia e consignamos nossos sentimentos de pesar à família enlutada. Aloísio foi um dos gigantes da imprensa de Araguari e vai fazer muita falta. Apesar das inúmeras atividades que exerceu com seus talentos, era o jornalismo sua verdadeira praia, onde atuava como uma peça sinfônica, tamanha a harmonia de seus movimentos. Acompanhou a transição da composição tipográfica/linotipo para o off-set, depois, o advento da editoração eletrônica e por último o jornalismo on-line, abraçando essas modernidades com a mesma competência e dedicação de sempre. Sendo um jornalista da “Velha Guarda”, um legítimo representante da Geração pós Guerra, nunca deixou de ter a perspectiva do futuro, das novas tendências, daí, nunca ficou ultrapassado. Talvez aí resida seu maior mérito, sempre se reciclando e inovando, buscando novas linguagens, mídias, processos, sem nunca deixar de ser um texto irrepreensível e agradável de se ler. É difícil ser sempre atual diante das drásticas mudanças que ocorrem no mundo moderno, principalmente em relação à Imprensa, agora, com predomínio do instantâneo. O Aloísio parece que conseguiu essa incrível proeza, a de nunca ser superado e estar sempre se superando. Ele, agora, repousa nos braços do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, livre das lutas e limitações da vida finita, mas, com certeza, buscando novas sendas e luzes para sua ainda maior evolução como Ser.

  4. Josias Maia disse:

    Com sua fala mansa e calma uma boa conversa,um amigo que aprendi a admirar,sentirei sua falta.

  5. Grande perda. Aloisio amava cidade de Araguari além de ser um ótimo profissional na área da comunicacao. Generoso organizador, sempre me mostrava o melhor da cidade com entusiasmo e muita conpetencia. Nos deixou muito cedo e deixou muitas saudades. Que disse:

    Perdi um grande amigo.

  6. Carlos Vanez Bedrossian disse:

    Grande perda. Aloisio amava cidade de Araguari. Além de ser um ótimo profissional na área da comunicacao, Aloisio tinha paixao pelo desenvolvimento social, cultural e economico da sua cidade natal. Generoso organizador, sempre me mostrava o melhor de Araguari com amplo entusiasmo e muita conpetencia. Nos deixou muito cedo e deixou muitas saudades. Entre aqueles que tiveram o prazer de sua amizade e convivencia, ficarao as lembrancas e o legado de alguem que combinava dedicacao, esforco e modestia , com sua simpatia pessoal no trato com as pessoas. Que Deus o tenha e console sua familia e amigos que muito sentirao a sua falta.

  7. Julio Erbetta Neto disse:

    Com pesar recebemos a notícia da partida do Aloisio ao qual temos a agradecer pelos bons momentos vividos. Grande amigo de meu pai, Antônio Fernando Peron Erbetta, que no convívio cotidiano pensavam no bem de Araguari e desenvolviam projetos voltados para isso.
    Nos atualizava, através do Portal de Araguari, de tudo que é relevante para nossa terra natal.
    Transmitimos nossos sentimentos aos familiares, destacando o legado deixado pelo Aloisio, que sempre ressaltou os valores do povo araguarino.

Deixe seu comentário: