Quinta-feira, 19 de Junho de 2025 Fazer o Login

Moradores reclamam de calçadas mal conservadas no município

sáb, 16 de abril de 2016 08:55

Da Redação

Proprietários tem prazo entre 30 e 90 dias para o reparo e podem ser multados

O mal estado de conservação das calçadas no município tem sido motivo de reclamação dos pedestres. A secretaria de Obras vem notificando os proprietários das residências para que sejam realizados os reparos necessários.

Calçadas danificadas oferecem riscos principalmente para os idosos e cadeirantes

Calçadas danificadas oferecem riscos principalmente para os idosos e cadeirantes

 

De acordo com a presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Araguari (Adefa) Divina Eterna Cardoso, o município possui muitos cadeirantes. “Além das calçadas não serem adequadas aos deficientes, apresentam muitos buracos, o que é um transtorno tanto para os cadeirantes, como também para os deficientes visuais, idosos, mães com carrinho de bebê e outras pessoas”.

A presidente comenta que algumas rampas de acesso às calçadas também possuem buracos. “Em algumas avenidas do município, como na Tiradentes e no cruzamento da São Paulo com a Coronel Belchior de Godoy, até mesmo as rampas de acessibilidade possuem buracos. Isso é um transtorno principalmente para os cadeirantes”.

Divina Cardoso afirma que a situação das calçadas dificulta a locomoção. “Em Araguari, o que mais vemos é calçadas com buracos. Temos lutado pela melhoria das vias e principalmente pela questão da acessibilidade, pois muitas rampas e calçadas estão fora do padrão. Existem calçadas que estão em boas condições e outras que deveriam ser reparadas com urgência”.

Renato Antônio Vieira da Cunha, secretário de Obras, comenta que a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários. “Recebemos reclamações de calçadas danificadas e notificamos os proprietários, através do nosso Setor de Fiscalização”.

O secretário afirma que os proprietários recebem um prazo entre 30 e 90 dias para fazer os reparos necessários ou até mesmo uma nova calçada. “Emitimos muitas notificações e vários proprietários respeitaram a solicitação e recuperam as calçadas, tanto nas portas de residências, como em terrenos onde não havia calçadas”.

Os proprietários que não realizarem os reparos podem ser multados. “Após esse prazo, quando não há cumprimento, encaminhamos a notificação ao Departamento Jurídico paraque tome as providências relacionadas à multa”.

Segundo o secretário, as calçadas danificadas oferecem riscos principalmente para os idosos e cadeirantes. “Esses buracos causam muito transtorno, pois as pessoas podem tropeçar, torcer o pé e cair. Além disso, também dificultam a passagem. Os proprietários precisam ter consciência”.

Segundo o secretário, os moradores que identificarem calçadas em mal estado de conservação podem entrar em contato com a secretaria. “Temos o fiscal que irá responder a todas as dúvidas da população. Os moradores podem entrar em contato conosco pelo número (34) 3690-3014 ou final 3012 e realizar a denúncia, pois tomaremos as providências cabíveis”.

1 Comentário

  1. Luiz Cláudio da Costa disse:

    Nossa as calçadas Da cidade de araguari principalmente no centro da cidade os proprietários não se preocupam em ter um passeio bonito e estes se encontram todos em ruínas quase cai andando no centro da cidade fiquei com vergonha como araguarino que visitava a cidade .

Deixe seu comentário: