Ministério Público recomenda que veículos de carga e descarga paguem Estacionamento Rotativo
ter, 1 de agosto de 2017 05:11Da Redação
Settrans está realizando estudos para definir se haverá isenções para deficientes e idosos
O Ministério Público enviou uma recomendação à secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana para que os veículos de carga e descarga paguem pelo Estacionamento Rotativo (Zona Azul). Além disso, a pasta está realizando estudos para verificar se haverá isenção de tarifas para deficientes e idosos.

Settrans verificará a possibilidade da utilização de vagas de carga e descarga compartilhada
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, a equipe irá estudar a possibilidade de realizar a cobrança dos veículos de carga de descarga. “O Ministério Público nos recomendou que esses veículos paguem pelo Estacionamento Rotativo, então, ainda iremos estudar a forma de cobrança”.
O secretário afirma que verificará com os empresários a possibilidade da utilização de vagas de carga e descarga compartilhada. “Esse é um estacionamento que funciona das 18h às 9h30 do dia seguinte e, a partir desse horário, a vaga volta a fazer parte da Zona Azul. Dessa forma, os veículos podem realizar a carga e descarga até a hora determinada”.
De acordo com o secretário, a equipe também está realizando estudos para verificar a possibilidade de isenção das taxas para deficientes e idosos. “Inicialmente, os usuários dessas vagas terão que pagar a tarifa, mas existem leis para que os deficientes não paguem. Estamos discutindo essa questão com o Departamento Jurídico e existe a possibilidade de que os deficientes sejam isentos do pagamento do Estacionamento Rotativo desde o início da prestação do serviço”.
A empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação S/A está finalizando a pintura estratigráfica das vagas que farão parte da Zona Azul. “A equipe está preparando as vagas para receber os sensores e a expectativa é que inauguremos o serviço entre os dias 25 e 28 de agosto, em caráter educativo”.
O Estacionamento Rotativo funcionará de segunda à sexta-feira em horário comercial, e aos sábados das 8 às 13 horas. “Teremos operadores orientando a população nos vinte primeiros dias de funcionamento do serviço”. Para utilizar as vagas, os proprietários dos veículos devem adquiri um aparelho, que deverá ser fixado no vidro do veículo. “Inicialmente, o condutor deve comprar o aparelho com R$ 40 de crédito e, posteriormente, poderá recarregar o dispositivo com a quantia que desejar. Também existirá um aplicativo para a recarga do aparelho”.
A princípio, a Zona Azul contará com 1.800 vagas, sendo 100 lugares reservados para idosos e 36 para deficientes. O período de concessão do Estacionamento Rotativo é de 15 anos e o investimento é de aproximadamente R$ 62 milhões. Além disso, a pasta estima que sejam contratados entre 40 e 60 colaboradores para a operação.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Será que já tiraram os postes do meio das calçadas??
Ridículo isso, carga e descarga tem o tempo limite de 15 min.
Vamos pagar 1/4 do valor tb.
É muita burrice essa lei só aqui no Brasil mesmo.